Formação Programação Lisboa ? Desemprego Zero
Descrição
Formação Programação Lisboa ? Desemprego Zero
Tendo em conta a realidade com que lidamos diariamente na Invest Lisboa: a promoção internacional de Lisboa para a captação de empresas, investimentos e empreendedores e o apoio personalizado, gratuito e confidencial a quem quer investir e instalar-se em Lisboa, acreditamos que a maior prioridade da cidade deverá ser a criação de mecanismos de formação rápida de programadores.
Existe uma enorme procura, a nível mundial, de programadores, que não encontra oferta compatível, situação que provoca que empresas estrangeiras tentem angariar programadores portugueses para emigrarem e passarem a trabalhar no exterior, agravando ainda mais a situação de escassez de talentos nesta área para as empresas instaladas em Lisboa e para as empresas que se pretendem instalar em Lisboa.
Um dos factores mais importantes na decisão de uma empresa se instalar numa nova localização é a disponibilidade de recursos e neste caso ? disponibilidade de programadores ? as vantagens competitivas de Lisboa encontram-se seriamente ameaçadas.
Note-se que não há programadores desempregados.
Acreditamos que à semelhança de outras cidades, e países, Lisboa deverá investir decisivamente na criação de novas competências - em programação e tecnologias de informação - dos seus recursos humanos, designadamente dos jovens e dos desempregados, garantindo-lhes empregabilidade nas actividades mais dinâmicas do presente e do futuro. Não esquecendo que com o desenvolvimento da ?Internet das Coisas? e a robotização crescente a procura de programadores continuará a crescer no futuro não se prevendo que seja um fenómeno passageiro.
Assim, propomos que a CML, em conjunto com parceiros privados e públicos e à semelhança do que fez com a Startup Lisboa, com excelentes resultados, promova uma escola de formação rápida de programadores que possa contribuir para colmatar a oferta e tornar-se uma referência internacional nesta área. Que possa também ser utilizada como argumento na promoção internacional de Lisboa no sentido de captarmos mais empresas e investimentos e garantir que as empresas de Lisboa dispõem de recursos para competir internacionalmente nas suas áreas de actividade.