Pela Arte de S. Cristóvão
Descrição
A Igreja de São Cristóvão é detentora de um valioso património religioso, artístico e cultural. Em plena colina lisboeta, este património testemunha as vivências da cidade e celebra a arte portuguesa nas suas diversas tipologias: pintura, escultura, talha dourada, azulejaria, paramentaria.
Este património precisa de atenção. O estado de conservação do conjunto é grave. Ao longo das últimas décadas foram-se acumulando danos típicos do envelhecimento natural dos materiais originais agravados pelas condições ambientais onde o monumento está inserido.
É exemplo da fragilidade deste edifício a cobertura da Igreja de São Cristóvão que se encontra em muito mau estado e cujos danos contribuem para o agravamento do estado de conservação do património que o edifício integra. Outro exemplo é o conjunto de pinturas sobre tela, em grande parte da autoria de Bento Coelho da Silveira, com representações da vida de S. Cristóvão que se encontram em muito mau estado. O envelhecimento das camadas de proteção da pintura alterou de tal forma o aspeto destas peças que não permite que sejam admiradas no seu verdadeiro esplendor.
Para travar a degradação a Paróquia de S. Cristóvão lançou mãos à obra partindo da conceção de um projeto de recuperação e valorização do monumento com o objetivo de garantir a sua estabilidade e a sua continuidade para as gerações futuras mas também com o intuito de o valorizar.
É intenção da Paróquia recuperar este monumento, torná-lo mais acolhedor para fiéis e visitantes e garantir que seja ele também um polo dinamizador da comunidade onde se insere.
A intervenção que se prevê será realizada in situ por forma a permitir à comunidade lisboeta e aos viajantes da cidade a oportunidade de acompanhar um projeto desta natureza. A intervenção in situ será uma mais-valia para a sensibilização na preservação do património e no reconhecimento da arte que existe na Igreja de São Cristóvão.
Para além do projeto técnico, em que a Paróquia tem investido, está a ser criado um movimento de apoio à recuperação e vivência da Igreja De São Cristóvão. Este movimento cívico pretende recuperar, divulgar e valorizar o conjunto artístico da Igreja de São Cristóvão que se assume de grande valor e relevância para a cidade de Lisboa.
O movimento centra-se nos seguintes objetivos:
1º Recuperar: travar o estado de degradação em que o edifício e o património que integra se encontram.
2º Divulgar a história e a arte do monumento e da cidade
3ª Dinamizar a vivência do espaço religioso e cultural
4º Promover e estimular a criação artística na comunidade onde se insere
5ºFomentar a criação de parcerias entre as várias associações, coletividades, movimentos, entre outros, da comunidade onde se insere
6º Contribuir para o desenvolvimento económico da comunidade envolvente.
Para não tornar este documento demasiado extenso descrevemos em pormenor as peças da igreja de São Cristóvão no seguinte Link: http://www.signinum.pt/rep/downloads/s_cristovao_final.pdf
Acompanhe-nos na recuperação da Igreja de São Cristóvão no site: http://scristovao.weebly.com/