Projecto participativo de reabilitação do Campo das Salésias
Descrição
O Campo das Salésias foi inaugurado em 1928 para servir de casa ao Clube de Futebol ?Os Belenenses?. Primeiro estádio relvado e com bancadas em Portugal, foi palco da primeira Taça de Portugal na época 1938/39 e o primeiro campeonato de Atletismo em 1941. Em 1946 começa o declínio do campo com a ordem de despejo do clube com a intenção de ali se construir uma urbanização. Desde então foi deixada ao abandono, restando um vazio urbano descaracterizado, com vestígios das bancadas e duas balizas a espreitar das ervas altas.
O Campo encontra-se situado numa das zonas de Lisboa mais turísticas com maior número de edifícios de interesse público como o Mosteiros dos Jerónimos e a Torre de Belém. No entanto, o Campo das Salésias, encontra-se precisamente numa zona antiga do concelho onde se situam os bairros degradados com edifícios antigos deixados ao abandono e uma população residente essencialmente de classe média-baixa.
Junto ao Campo pode vislumbrar-se a Escola Secundária Marquês de Pombal. A escola aponta como uma das principais dificuldades a ligação da escola ao meio que é exponenciada pelo facto de a maioria dos alunos não ser originária da área envolvente. Esta situação é agravada pelas características socio-económicas da população escolar e pela falta de um espaço de convívio comum onde os alunos possam interagir. A resolução desta situação é indicada como prioritária pela ESMP no sentido de promover a coesão social, diminuir a violência registada e incentivar a criação de atitudes positivas quanto ao ambiente escolar.
Proposta:
A proposta consiste na criação de um processo participativo aliado a um programa de eventos e workshops que visem a reabilitação do Campo das Salésias, com a participação activa no terreno da comunidade e dos vários agentes locais.
A primeira fase consiste na pesquisa detalhada da envolvente que irá definir os objectivos do projecto. Será baseada em entrevistas semi-estruturadas realizadas com o intuito de: a) identificar os utilizadores deste futuro espaço; b) fazer um diagnóstico dos seus desejos e necessidades; c) realizar um levantamento das dinâmicas sociais dos bairros próximos e das Associações com relevância. Esta é a melhor forma de garantir que o espaço seja reabilitado de forma comunitária em parceria com a sua envolvente, e que o seu potencial seja uma mais valia para todos os agentes locais.
Numa segunda fase, será redigida uma carta de objectivos desenvolvida com todos os parceiros no terreno, nomeadamente a Câmara Municipal de Lisboa, Casa Pia, Clube de Futebol ?Os Belenenses?, Associação de Moradores, franjas de minorias e outras identificadas no decorrer da primeira Fase. Posteriormente será levada a cabo uma resposta efectiva de acção de Reabilitação do Campo das Salésias com os moradores e com a comunidade escolar.
Premissas:
- O desejo de reabilitação do Campo das Salésias resulta numa luta de muitos anos por parte dos moradores da Ajuda e dos sócios do Belenenses.
- Dignificar um dos locais mais marcantes da história do desporto português.
- O tremendo potencial deste espaço situado num local privilegiado da cidade como novo espaço verde direccionado para o lazer e desporto.
- Colmatar a inexistência de um espaço de convívio comum para os alunos da Escola Secundária Marquês de Pombal e promover a integração dos seus alunos na comunidade.
- O momento de crise em que vivemos favorecem abordagens deste género que tendem a ser muito menos dispendiosas e mais eficazes pois promovem o sentimento de apropriação dos envolvidos, fundamental para o sucesso dos projectos de reabilitação em espaço urbano.
A nossa equipa multidisciplinar será o garante do diálogo em todo o processo, somos um grupo de pessoas entre Arquitectos/ Designers e Psicólogos sociais que se juntou tendo em vista as especificidades e complexidades deste espaço e o projecto que se pretende desenvolver. O campo das Salésias é um lugar com uma forte carga simbólica e no qual os interesses locais devem ser identificados/percebidos e resolvidos. Acreditamos que apenas uma resposta multidisciplinar o pode fazer da melhor forma.
Local
Rua Alexandre de Sá Pinto, Campo de Jogos