Semáforos de Lisboa mais eficientes (menos trânsito, menos poluição)

Descrição

No controlo de trânsito rodoviário, os semáforos (cores vermelho, amarelo e verde) têm um papel crucial no fluxo de veículos das cidades, com impacto direto tanto no tempo despendido pelos cidadãos na deslocação, como na pegada ambiental. Existe uma considerável ineficiência associada ao funcionamento atual dos semáforos de Lisboa: as janelas de tempo atribuídas a cada semáforo (cor verde) não são utilizadas a 100%, i.e. parte do tempo em que o semáforo está verde não está nenhum veículo a avançar, contribuindo para o aumento de trânsito, poluição atmosférica, tempo despendido em deslocação, etc. Com a introdução no semáforo de um intervalo vermelho-amarelo seguido de verde (i.e. vermelho -> vermelho-amarelo -> verde), conseguir-se-ia aumentar a eficiência dos semáforos no controlo do transito, com outros benefícios associados nomeadamente sobre o que foi identificado acima. Assim que o semáforo ficasse vermelho-amarelo (ambas as luzes ligadas ao mesmo tempo), os condutores poderiam iniciar a marcha, garantido que quando semáforo ficasse verde (aprox. 2 segundos depois) os condutores não eram surpreendidos e os veículos já estavam em marcha. Esta é uma prática utilizada já há vários anos, noutros países da União Europeia nomeadamente no Reino Unido.

Local

Lisboa

Resultado da Avaliação Técnica

Proposta Rejeitada