Criação de condições de segurança e instalação de queimador de velas junto da estátua de Santo António
Descrição
No Largo de Santo António da Sé, num dos percursos de Lisboa mais procurados pelos turistas nacionais e estrangeiros, fica situada a igreja de Santo António, propriedade da Câmara Municipal de Lisboa desde o século XIII, erguida no local tradicionalmente considerado como o do nascimento de Santo António. Visitada anualmente por mais de 500,000 pessoas de 64 países diferentes, a igreja é enquadrada pelo Largo de Santo António da Sé, que incluí ainda o núcleo do Museu de Lisboa dedicado a Santo António (reinaugurado em Julho de 2014 depois de obras de requalificação e ampliação) e a estátua de Santo António, inaugurada em 1982 pelo Papa João Paulo II aquando da sua visita a Portugal.
A estátua da autoria do escultor Soares Branco é objeto de grande devoção, mas ao longo dos anos tem vindo a degradar-se. No ano de 2002 sofreu um incêndio por causa das velas que colocavam no pedestal, que obrigou à construção de uma nova imagem, que foi colocada sobre uma nova base de pedra e foi criado um muro adjacente para colocação das velas (o que não tem resultado, porque não cumpre essa função, apresentando-se como um elemento arquitetónico estorvador). Assim, a base da estátua e o muro envolvente têm vindo a degradar-se visivelmente, sobretudo devido à colocação de velas no interior da estrutura da estátua, situação que decorre ao longo de todo o ano e principalmente durante o período das festas de junho.
Assim, propõe-se a criação de condições de segurança junto da estátua, criando uma nova base, a remoção do muro adjacente e a colocação de um queimador próprio para as velas, de modo a proteger a imagem de Santo António e permitir a tradicional devoção popular.
Junto envio algumas imagens que ilustram a situação.
Local
Largo de Santo António da Sé