+Graça
Descrição
O bairro da Graça é um bairro histórico e os seus residentes são crescentemente mais diversos nas suas problemáticas e potenciais.
Desde:
… o vizinho idoso que habita no mesmo prédio desde a sua juventude e que conhece a história e pessoas do bairro como ninguém,
…o comerciante do bairro que tem um negócio familiar, passado de geração em geração e que já faz parte da identidade do bairro e que gostaria de perceber como funciona “isso das redes sociais” para publicitar o seu espaço e negócio,
…o novo comerciante imigrante que quer saber como aceder aos serviços de saúde,
… a família imigrante que se quer sentir integrada neste bairro/país,
… o jovem casal que se estabeleceu recentemente no bairro, o idoso isolado, os jovens ativistas, os artistas, a enfermeira reformada,...
Neste sentido propõe-se a criação da figura "mediador comunitário" do Bairro da Graça.
O mediador é uma pessoa formada para intervir em contexto comunitário, que reside no bairro identificando-se como pertencente a esta comunidade e que conhece os recursos locais.
- Realiza um trabalho de proximidade de modo a quebrar barreiras como o isolamento social, barreiras culturais, linguísticas e estruturais.
- Procura ativamente os seus vizinhos para identificar as suas necessidades e mais valias.
- Presta informação sobre serviços, recursos locais e direitos capacitando-os para o exercício da cidadania e desenvolvendo a sua autonomia, independência e espírito de pertença ao bairro e espírito de entreajuda.
- Quando necessário acompanha-os a serviços e espaços de modo a consolidar estas competências.
- Dinamiza e cria redes de suporte para os vizinhos, estabelecendo pontes de contacto entre pessoas, pessoas e espaços do bairro ou serviços.
- Serve de ponte de comunicação entre a Câmara Municipal de Lisboa/Junta de Freguesia de São Vicente e fregueses do bairro e vice versa.
- Promove a coesão desta comunidade para um Bairro com +Graça :)