Santuário para gatos silvestres
Descrição
Nos dias de hoje as preocupações da sociedade com o bem estar animal são crescentes, sendo esse reflexo as alterações legislativas propostas recentemente na Assembleia de Republica e o movimento de cidadãos que se têm unido em defesa dos que não têm voz, os animais.
A casa dos Animais de Lisboa (CAL), em conjunto com diversas associações, tem desenvolvido um trabalho muito importante na esterilização de animais asilvestrados e abandonados que vivem na cidade de Lisboa, evitando o nascimento sucessivo de crias com o objectivo da diminuição do número de animais a viver na rua.
Contudo inúmeras vezes se verifica que há zonas de muito difícil intervenção porque os moradores não querem os gatos no local, envenenando-os ou maltratando-os ou noutros casos devido a obras de demolição de edifícios devolutos onde os gatos se abrigam.
A CAL tem junto às suas instalações um abrigo externo para realojamento de alguns animais retirados de zonas de risco, mas este abrigo é extremamente pequeno para as necessidades da cidade, urgindo assim criar uma zona delimitada e ampla para o realojamento de animais em risco na cidade de Lisboa.
Pretende-se com este projecto criar, no parque florestal de Monsanto, por trás das instalações da CAL, uma zona vedada de grandes dimensões, com zona de floresta e pequenas cabanas de madeira (integradas na paisagem) para abrigo dos animais. Pretende-se ainda criar uma zona de realojamentos com 10 jaulas de dimensão generosa de forma a permitir o confinamento dos animais durante um período de 4 semanas até se habituarem ao novo local (de acordo com as práticas internacionais de realojamento de gatos). Pretende-se também criar uma pequena estrutura, ou recuperar alguma já existente na mesma zona, para acolher voluntários que queiram ajudar a tratar dos animais e promover adopções de alguns animais dóceis realojados.
Local
Estr. Pimenteira, 1300 Lisboa, Portugal