Propostas

#45
Avenidas Novas, Santo António
Reabilitação Urbana e Espaço Público
Ana Alves de Sousa
20/08/23

A Pé ou de Bicicleta - de Palhavã ao Rio Tejo

Descrição

A Pé ou de Bicicleta - de Palhavã ao Rio Tejo Propõe-se a criação de um percurso eminentemente pedonal e "amigo das bicicletas": Rua Dr. Nicolau Bettencourt (junto à Fundação Calouste Gulbenkian, onde já existe uma ciclovia) - Largo de São Sebastião da Pedreira - Rua de São Sebastião da Pedreira - Rua da Santa Marta - Rua de São José - Rua das Porta de Santo Antão - Rossio - Baixa - Terreiro do Paço - Rio Tejo. No âmbito do programa "Uma Praça em Cada Bairro" está já prevista a requalificação do Largo de São Sebastião. Propõe-se agora, no âmbito do Orçamento Participativo, a requalificação do Eixo Histórico São Sebastião - Santa Marta - São José, cuja enorme riqueza patrimonial merece ser valorizada, nomeadamente: 1 - Libertando este percurso do trânsito automóvel excessivo. (trânsito local - Zona 30 - percurso "amigo das bicicletas") e criando estacionamento alternativo para moradores (existem várias garagens subaproveitadas na zona ); 2 - Requalificando o espaço público: passeios; grafitos; etc. 3 - Reabilitando o Património - p.ex: a Igreja de São José dos Carpinteiros e a Casa dos 24 - que podem transformar-se num Polo Cultural /Turístico na Freguesia http://grupoamigosigrejasjose.blogspot.pt/ bem como as Casas de Wenceslau de Moraes - Rua Cruz do Torel, nr.4 - e de Rafael Bordalo Pinheiro - Rua da Fé, nr. 47 http://cidadanialx.blogspot.pt/2007/03/casas-de-wenceslau-de-moraes-e-de.html 4 - Protegendo as lojas tradicionais / antiquários, etc. prevenindo a instalação na zona de lojas de “artigos turísticos” sem qualidade, como as que proliferam na Baixa. http://www.cm-lisboa.pt/noticias/detalhe/article/montras-de-sao-jose-santa-marta A Pé ou de Bicicleta - de Palhavã ao Rio Tejo, será um percurso absolutamente impar na cidade de Lisboa!

Local

De Palhavã ao Rio Tejo

Resultado da Avaliação Técnica

Proposta Aprovada

A proposta uma vez aceite, deu origem ao projeto que apresentamos abaixo. Quaisquer mudanças em relação à proposta original foram trabalhadas junto do preponente e com as entidades competentes.

OP 2017 #15
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