Mais e melhores verdes em Campo de Ourique
Descrição
Para combater as ilhas de calor (alterações climáticas) promover a biodiversidade urbana e o bem-estar das pessoas, tornando mais agradável a paisagem do bairro, conferindo-lhe uma certa imparidade, propõe-se que sejam plantadas árvores, arbustos e herbáceas com diferente porte e envergadura, que criariam cheiros, sombras e locais de encontro.
Em função dos espaços disponíveis, da dimensão dos passeios e esquinas, sem obstruir passagens, seriam escolhidos os locais, ponderando os preceitos de orientação e insolação obrigatórios, envolvendo os fregueses da freguesia nesse discernimento.
Os novos "verdes" estariam em três situações diferentes:
• em mastros elegantemente desenhados, criteriosamente localizados, substituindo os enfezados postes de sinalização, os quais, para alem de servirem de apoio às placas de sinalização, seriam como que hastes onde se penduravam vasos, cestos, elementos arbóreos em jarras, regados automaticamente, com movimento de sobe e desce para manutenção e recolha de folhas com aromas.
• em paredes verticais de edifícios municipais.
• em ruas, praças e largos e outros espaços intersticiais do tecido urbano.
Estes espaços verdes poderiam até, eventualmente, ser comestíveis, promovendo a alimentação saudável e o sentimento de partilha comunitário (ver o movimento http://incredibleediblenetwork.org.uk/)