Portugal em Lisboa (Turismo e Criatividade)
Descrição
Este projeto vai buscar a sua inspiração um pouco por todo o mundo. Há semelhança do que acontece noutros países, existem objetos ou letras reproduzidas em tamanho gigante que são a marca de uma comunidade, região ou iniciativa, como se de um museu ao ar livre se tratasse.
O projecto que aqui apresentamos pretende expressar algumas das referências nacionais espelhadas nas letras da palavra Lisboa, criando mais um ponto de referência e atração turística na cidade de Lisboa. Trata-se de construir letras gigantes sobre uma estrutura fixa/ não amovível. A diferença passa pelo revsitimento de cada letra.
Cada letra terá uma história (passado, presente e principalmente futuro) e poderá representar um produto, objeto, região, serviço ou indústria tipicamente nacional. Daí surge a designação do projeto Portugal em Lisboa.
HISTÓRIA DAS LETRAS - L I S b O A
Uma parte do nosso país estará representado no projeto. Dá-se a conhecer um pouco de Portugal em Lisboa, um país virado para o futuro, não esquecendo as suas raízes e a sua História.
A cortiça representada pela letra L, abre as ostes deste projeto. Um sector em franca expansão é uma das marcas nacionais e com múltiplas utilidades. Desde a construção, artesanato ou a criatividade poder-se-á encontrar esta referência um pouco por todo o Território Nacional.
A garrafa de vinho representa a letra I. Como grandes produtores de vinho, este será um espaço de divulgação do melhor que se produz em Território Nacional. De Norte a Sul, a qualidade do que se produz, as experiências vitivinícolas e a variedade são um cartão-de-visita. De uma maneira geral, o vinho é sempre um bom acompanhante da gastronomia nacional, que se pauta pela riqueza, variedade e sabor, ao estilo dos valores e sabores mediterrâneos.
Os azulejos nacionais, representados pela letra S. Simbolizam a variedade da arquitetura nacional, muito utilizados quer no interior, quer no exterior dos edifícios (fachadas). Demonstram a diversidade, a decoração e a criatividade. Se as modas são cíclicas, a azulejaria nacional tem conseguido manter os padrões de excelência, adaptando-se às novas exigências ao longo dos tempo.
A letra b, está representada por dois objetos de grande simbolismo nacional, que nos remetem para a história (ainda que relativamente recente) e recordações de infância. E porque o que é antigo também tem muito valor, dedicamos esta letra especificamente ao povo português e em especial aos nossos jovens com mais de 65 anos. Pela tradição, pelos ensinamentos, pela sua entrega e dedicação, pelo bem receber, pela amabilidade e cordialidade gostaríamos de enaltecer os nossos idosos. MUITO OBRIGADO pela vossa experiência. O Marco do Correio (os nossos idosos) é um pilar da nossa história (passado e presente) e a tradicional pasta de dentífrica (antes medicinal) Couto personifica uma experiência forte e gratificante, é o que se espera que cada pessoa que visita este humilde país possa vivenciar.
A bola representa a letra O. A indústria do futebol é uma característica que faz parte da nossa essência. Em Portugal vive-se este desporto com muita paixão e por vezes até com alguns excessos, mas também traduz a forma apaixonada com que nos dedicamos ao que apreciamos (não apenas ao futebol). Será igualmente uma homenagem a todos os atletas nacionais das várias modalidades. Quis-se representar a bola com um material característico em Portugal a “calçada portuguesa”, que em tom de brincadeira dizemos ser inimiga das mulheres com saltos altos.
E por falar em salto alto, o sapato representa a letra A. Expressa tudo aquilo em que somos realmente bons, não só na indústria do calçado, como nas energias renováveis, tecnológica, mobiliário, cerâmica, têxteis... A letra A representa um olhar para o Futuro, e o sapato feminino traduz simultaneamente a elegância, singularidade e a atratividade. Trabalhamos com qualidade e profissionalismo e temos a capacidade de nos adaptar facilmente às novas exigências. Temos trabalhadores com qualificação, mas acima de tudo, do alto das nossas humildes raízes estamos disponíveis para apreender e melhorar dia-após-dia. A letra A expressa neste projeto um convite a todas as empresas nacionais e estrangeiras em radicar-se em Território Nacional, para que possamos tornar este país cada vez mais competente, mais moderno, mais eficiente e aleado a uma cultura ecológica e amiga do ambiente, ou não fossemos nós um paraíso por explorar.
Poderíamos falar da nossa paixão por Portugal, nomeadamente do clima, das paisagens, da gastronomia, da indústria… mas isso vamos deixar para quem nos visita… poder explorar…
Lisboa, esta nobre cidade à beira mar plantada. Bem-vindos a Portugal. Disfrutem deste país mas não alterem as suas características paradisíacas…
Temos orgulho em ser Portugueses
Local
Parque Eduardo IV (Alameda Cardeal Cerejeira) ou Cais do Sodré, Lisboa
Documentos