Relação com o Munícipe, Participação e Sistemas de Informação
Jorge Máximo
20/08/23
Centro de Inteligência Associativa
Descrição
Desenvolver um centro de inteligência baseado numa estratégica de governo inovadora e colaborativa e assente em uma plataforma tecnológica moderna que possa servir para desenvolver e dinamizar o processo de renovação, modernização e revitalização do movimento associativo tradicional da cidade, através da disponibilização de serviços que permitam aumentar a visibilidade e utilidade da sua actividade, em linha com as melhores respostas que estão a ser desenvolvidas em cidades inteligentes.
È importante relembrar a importância que movimento associativo terá no futuro num contexto de crescente tendência envelhecimento da população e aumento do hiato intergeracional nas cidades.
Sendo um conceito de smart-city, o mais importante é o conceito e o modelo tecnológico adoptado, pelo o local de implementação deste centro não será o mais importante, embora seja relevante, para que o mesmo se localize num local com boa acessibilidade pois é objectivo que este centro seja local de visitas frequentes, quer para reuniões dos associados, quer para visitas de estudo e promoção de eventos ligados à inovação social . Um espaço com 100m2 será o minimo adequado, pressupondo que todos os serviços tecnológicos poderão ser desenvolvidos em base Cloud para tornar desnecessário o custo de investimento em equipamento informático de infraestrutura..
Este projecto deverá ser desenvolvido em articulação com o movimento associativo o qual deverá ficar responsável pela sua gestão, ainda que sobre condições contratadas com o município proprietário.
Local
Lisboa
Resultado da Avaliação Técnica
Proposta
Aprovada
A proposta uma vez aceite, deu origem ao projeto que apresentamos abaixo. Quaisquer mudanças em relação à proposta original foram trabalhadas junto do preponente e com as entidades competentes.