Criação de uma unidade de reciclagem de plásticos
Descrição
A salvaguarda do ambiente é uma preocupação crescente e que requer acções urgentes. O ciclo da reciclagem de materiais não satisfaz as necessidades actuais uma vez que apenas 9% dos plásticos que, individual ou colectivamente, enviamos para reciclagem são de facto alvo do processo que permite reutilizar o material de origem. A iniciativa "Precious Plastic" (que pode ser consultada online em www.preciousplastic.com) permite ao cidadão comum, de uma forma simples e barata, criar a sua própria estação de reciclagem e garantir que consegue, de facto, enviar para reutilização este material (actualmente demonizado) mas que nos oferece as vantagens excepcionais do preço, peso, resistencia, durabilidade e versatilidade. De facto, o plástico só permanece um elemento perigoso para o ambiente porque continuamos a produzi-lo de novo, sem dar primazia à sua total reciclagem e reutilização.
Através de manuais "open source" disponibilizados pelos autores do movimento "Precious Plastic", é possível envolver toda uma comunidade neste processo. Desde o fabrico da maquinaria (embora existam, em Portugal, empresas que vendem já as máquinas prontas), à recolha dos materiais, ao processamento dos mesmos e à criação de novas peças ou venda do plástico reciclado para a pequena industria, artesãos ou artistas. O projecto em si garante, portanto, a sua própria sustentabilidade. É também uma optima oportunidade de envolver os mais jovens e a comunidade sénior pois ambos retirariam desde projecto usufruto directo: os mais novos pela possibilidade de ver de perto como funciona e quão simples é o processo de reciclagem e a comunidade sénior porque seria um local onde o seu voluntariado seria bem-vindo e onde seriam também eles uma peça fundamental na salvaguarda do planeta. As gerações mais velhas, por não terem sido sensibilizadas para o problema mais cedo, apresentam ainda alguma resistencia a proceder à separação dos lixos mas esta experiência e poder ver tudo o que se pode construir a partir do plástico reciclado, seriam, com certeza, muito benéficas.
A capacidade de transformarmos o plástico reciclado em objectos úteis pode ainda ser direccionada para a reparação de equipamentos. Fazendo uso da impressão 3D é possível recriar peças que se tenham deteriorado e, assim, dar nova vida a objectos que, de outra forma, iriam parar ao lixo. Desta forma recuperamos o plástico para recuperar o equipamento.
Cada unidade de reciclagem tem um custo aproximado de 3000 euros sendo apenas necessário a disponibilização de um local que permita a instalação do mesmo e permita o acondicionamento, separação e lavagem do plástico a reciclar. Uma vez que o objectivo (pelo menos inicial) não é o de criar uma unidade de larga escala o local também não precisa de ser muito grande. Convido novamente à consulta do site onde se pode ver o pouco espaço que é necessário para a montagem e funcionamento desta unidade. Dependendo da evolução da unidade trata-se ainda de um projecto que poderá criar postos de trabalho e fornecer a formação adequada para que novas unidades possam surgir e o movimento ganhe a força de que necessita para poder fazer uma diferença cada vez maior. Precisamos muito desta mudança.
(Catarina Pinheiro)
Local
Pode ser criado em qualquer freguesia de Lisboa