Lisboa e as quatro estações do Tejo
Descrição
Esta proposta pretende, através do desenvolvimento de pesquisa e conhecimento, apresentar a modernidade de municípios como Lisboa, Almada, Barreiro, Montijo e Seixal e das suas relações com o Tejo, através de instalação de monitores de vídeo em cada uma das embarcações que atravessam o rio.
Numa Lisboa inclusiva, as travessias fluviais enquadrarão imagens em que, nomeadamente, as componentes sócio-económicas, culturais, industriais, divulgarão o diverso potencial presente em cada município, potenciando um futuro ao encontro de um equilíbrio inter-regional.
Numa primeira fase, serão consideradas as ligações fluviais entre entre Lisboa e Cacilhas, Seixal, Montijo e Barreiro.
O projecto concretizar-se-á com a encomenda de filmes (sobre Lisboa e sobre cada município) a realizadores reconhecidos (Bilingue Pt En, durante a viagem). Pretende-se que cada um dos municípios tenha uma colaboração activa na elaboração de conteúdos, com os saberes que os integram. As filmagens decorrerão nos Solstícios de Verão e Inverno e nos Equinócios de Primavera e Outono, sendo o visionamento no início de cada estação.
Temas Iniciais: Cais das Colunas (Lisboa) Património Industrial - cf. Cais do Ginjal (Cacilhas), Núcleo da Mundet (Seixal), Memórias da Cuf (Barreiro), Património Agrícola (Montijo).
A proposta será complementada com TOMIS (plataforma digital interactiva), produto desenvolvido e criado em Portugal. Estas plataformas, colocadas em cada um dos Cais de Embarque (Almada, Barreiro, Montijo, Seixal e Lisboa) disponibilizarão aspectos relevantes de cada um dos municípios, nomeadamente a concepção arquitectónica dos cais. Igualmente se privilegiará as Agendas Culturais proporcionando uma informação turística pouco conhecida e com um imenso potencial de integração nos circuitos turísticos actualmente existentes em Lisboa e Margem Sul.
O presente projecto propõe a renovação do pensamento dos moradores e visitantes das duas margens contribuindo para a memória cultural: uma visão única, que tem como centro o Tejo.
Local
De Lisboa a Montijo, Seixal, Almada, Barreiro