Rede Hierárquica de Transportes Públicos: Proposta de Implementação em Lisboa

Descrição

Problema Atual -------------- O Metro é o transporte mais eficiente da cidade de Lisboa, mas: - Cobre uma área limitada da cidade; - Tem custos de construção e manutenção elevados; - Sofre de interrupções de funcionamento frequentes. Qual é a alternativa para mais de 400 mil passageiros por dia? - Viatura própria, com as desvantagens inerentes; - Táxi? É caro e não totalmente imune aos engarrafamentos; - Autocarro?... Quais os problemas da rede de autocarros da Carris? - É seriamente afetada pelo trânsito e os semáforos; - Está incorretamente estruturada. Proposta de Solução ------------------- A nível global: - Não é eficiente ir de Lisboa ao Porto a pé, nem de Lisboa a Paris de carro. - Usa-se um meio de transporte para vencer a maior parte da distância e outros para aceder a esse meio de transporte mais rápido. Em Lisboa: - Devemos ter um meio de transporte rápido para vencer as longas distâncias, entre freguesias, e - um meio de transporte mais lento para cobrir as distâncias dentro das freguesias. Surge assim a ideia de uma rede hierárquica de autocarros, com 2 níveis: - Global -> rede muito rápida para transportar os passageiros entre freguesias; - Local -> rede menos rápida para transportar os passageiros dentro das freguesias. Rede Global ----------- - Rede gerida pela Carris e pela CML; - Uma única paragem por freguesia; - Carros de grande lotação, de preferência articulados; - Circulam exclusivamente em faixas dedicadas (BUS); - Circulam preferencialmente em vias de velocidade acima de 50 km/h; - A implementar posteriormente: * Dispositivo para acionamento de luz verde nos semáforos mediante aproximação. - Idealmente: * De Belém ao Parque das Nações a viagem deve demorar cerca de 30 min; * Apenas 8 ou 9 paragens. - Já existe um conceito parecido: rede cinzenta da Carris (circulares). Redes Locais ------------ - Redes de proximidade, geridas pela Carris e pelas Juntas de Freguesia; - Várias paragens ou inexistência de paragens pré-definidas; - Veículos mais pequenos: autocarros normais, minibus ou mesmo veículos ligeiros dependendo da topologia e demografia da freguesia. - Já implementado em algumas freguesias: * Belém: Azulinho; * Olivais: Olivais Porta a Porta; * Carreiras de Bairro da Carris. Resultados Esperados -------------------- - Fiável alternativa ao Metro (essencial em situações de avaria, acidente, ameaça, etc.); - Baixos custos de operação; - Flexibilidade em caso de imprevistos; - Redução do tráfego de viaturas próprias na cidade: * Menos poluição sonora; * Menos poluição atmosférica; * Menos tempo perdido no trânsito, o que implica maior produtividade no trabalho; * Menos sinistros derivados do trânsito; * Menos doenças do sistema nervoso associadas ao stress causado pelas deslocações; * Melhor qualidade de vida.

Local

Lisboa

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Documento
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Resultado da Avaliação Técnica

Proposta Rejeitada