Rede Hierárquica de Transportes Públicos: Proposta de Implementação em Lisboa
Descrição
Problema Atual
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O Metro é o transporte mais eficiente da cidade de Lisboa, mas:
- Cobre uma área limitada da cidade;
- Tem custos de construção e manutenção elevados;
- Sofre de interrupções de funcionamento frequentes.
Qual é a alternativa para mais de 400 mil passageiros por dia?
- Viatura própria, com as desvantagens inerentes;
- Táxi? É caro e não totalmente imune aos engarrafamentos;
- Autocarro?...
Quais os problemas da rede de autocarros da Carris?
- É seriamente afetada pelo trânsito e os semáforos;
- Está incorretamente estruturada.
Proposta de Solução
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A nível global:
- Não é eficiente ir de Lisboa ao Porto a pé, nem de Lisboa a Paris de carro.
- Usa-se um meio de transporte para vencer a maior parte da distância e outros para aceder a esse meio de transporte mais rápido.
Em Lisboa:
- Devemos ter um meio de transporte rápido para vencer as longas distâncias, entre freguesias, e
- um meio de transporte mais lento para cobrir as distâncias dentro das freguesias.
Surge assim a ideia de uma rede hierárquica de autocarros, com 2 níveis:
- Global -> rede muito rápida para transportar os passageiros entre freguesias;
- Local -> rede menos rápida para transportar os passageiros dentro das freguesias.
Rede Global
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- Rede gerida pela Carris e pela CML;
- Uma única paragem por freguesia;
- Carros de grande lotação, de preferência articulados;
- Circulam exclusivamente em faixas dedicadas (BUS);
- Circulam preferencialmente em vias de velocidade acima de 50 km/h;
- A implementar posteriormente:
* Dispositivo para acionamento de luz verde nos semáforos mediante aproximação.
- Idealmente:
* De Belém ao Parque das Nações a viagem deve demorar cerca de 30 min;
* Apenas 8 ou 9 paragens.
- Já existe um conceito parecido: rede cinzenta da Carris (circulares).
Redes Locais
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- Redes de proximidade, geridas pela Carris e pelas Juntas de Freguesia;
- Várias paragens ou inexistência de paragens pré-definidas;
- Veículos mais pequenos: autocarros normais, minibus ou mesmo veículos ligeiros dependendo da topologia e demografia da freguesia.
- Já implementado em algumas freguesias:
* Belém: Azulinho;
* Olivais: Olivais Porta a Porta;
* Carreiras de Bairro da Carris.
Resultados Esperados
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- Fiável alternativa ao Metro (essencial em situações de avaria, acidente, ameaça, etc.);
- Baixos custos de operação;
- Flexibilidade em caso de imprevistos;
- Redução do tráfego de viaturas próprias na cidade:
* Menos poluição sonora;
* Menos poluição atmosférica;
* Menos tempo perdido no trânsito, o que implica maior produtividade no trabalho;
* Menos sinistros derivados do trânsito;
* Menos doenças do sistema nervoso associadas ao stress causado pelas deslocações;
* Melhor qualidade de vida.
Local
Lisboa
Documentos
Documento
793.12 Kb
Resultado da Avaliação Técnica
Proposta
Rejeitada
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