Planeamento, Urbanismo, Património e Obras Municipais
Ricardo Matias
20/08/23
Requalificação urbanística (reorganização e pavimento) da Calçada de Carriche
Descrição
O que proponho para o Orçamento Participativo de Lisboa para este ano prende-se com a requalificação e pavimento das vias constantes na Calçada de Carriche, nomeadamente as seguintes:
Faixas de BUS
Estradas de ligação à Rua do Lumiar, Estrada Desvio, Calçada do Povo, Rua Prof. José Pinto Correia, e Rua do Lumiar
Existem vários pontos negativos de destaque nesta zona:
O estado degradante das vias acima indicadas (com imensos buracos, solavancos e pisos tortos, com foco principal nas faixas de BUS);
(Des)organização a nível de vias e faixas, de forma a ser possível chegar às saídas acima indicadas;
Impossibilidade ou grande dificuldade de acesso entre as zonas urbanísticas nos dois lados das faixas da Calçada de Carriche, nomeadamente para peões com mobilidade reduzida.
Neste sentido, uma melhor reorganização a nível urbanístico e logístico da Calçada de Carriche, associado a um repavimento das vias na mesma zona poderá trazer vários impactos positivos na área, tornando-a mais apelativa a nível visual, urbanístico e ambiental, tornando-se assim mais apelativa para as pessoas que passam pela zona, o que traria consequentemente mais vantagens para a cidade de Lisboa.
Salienta-se que esta proposta foi indicada no Orçamento Participativo de Lisboa 2017/2018 (https://op.lisboaparticipa.pt/op/propostas/58f9f032f716110009d5aa9a), tendo sido proposto para votação (obtendo 14 votos) e complementado pela C.M.Lisboa (https://op.lisboaparticipa.pt/edicoes-anteriores/58f5daad11d45d00080a3ea5/projetos/59c517740bfd220008f90ad6), com a seguinte justificação adicional:
“Faz sentido e é pertinente a reorganização da via com integração e articulação entre os transportes públicos e a criação de espaço pedonal e melhoria da acessibilidade.
Pretende-se a requalificação desta artéria da cidade que constitui uma via de entrada muito forte e que pelas suas características separou os territórios adjacentes de Santa Clara e Lumiar, podendo através deste projecto cerzir novamente os mesmos, garantindo a funcionalidade que detêm actualmente através de um corredor em sítio próprio para transportes públicos e a requalificação das zonas adjacentes à via.”
Local
Calçada de Carriche
Documentos
Documento
98.36 Kb
Resultado da Avaliação Técnica
Proposta
Rejeitada
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