As Avenidas de Lisboa - mais verdes e sustentáveis
Descrição
Esta proposta deve ser vista mais como um conceito a implementar na cidade e tem como objetivo principal aumentar o número de árvores e canteiros ajardinados na cidade ao longo das suas avenidas, ruas, cruzamentos e zonas de espera para que exista de facto sombreamento natural nesses locais.
Um bom exemplo desta proposta é o que foi feito recentemente na zona da Praça de Espanha.
Interessa referir que as avenidas e outros arruamentos são onde as pessoas de deslocam no seu dia-a-dia, e onde se sentem mais os efeitos de um dia intenso de Verão, sendo por isso importantíssimo garantir que os cidadãos possam usufruir de um passeio bem sombreado para se deslocarem.
O facto de as árvores demorarem anos até atingirem o seu máximo potencial de sombreamento justifica a urgência desta proposta, a qual irá ajudar com:
- Controlo da temperatura na cidade (efeito da ilha de calor);
- Melhoria do sistema ecológico da cidade;
- Redução da área impermeabilizada;
- Mais sombreamento;
- Redução velocidade trafego automóvel;
- Mais importância para o transporte público;
- Mais segurança para o peão.
Embora as intervenções que têm vindo a ser feitas em toda a cidade demonstrem já uma grande preocupação com o tema apresentado, existem ainda inúmeros locais e eixos que se encontram completamente sem arborização ou que apresentam ainda bastante potencial para melhorar.
Desta forma deve ser articulado com outros projetos da camara ou privados de forma a garantir que se aproveita ao máximo o potencial para arborizar e ajardinar.
As intervenções a realizar podem ser muito restritas a uma pequena área, tal como colocar uma árvore junto a uma paragem BUS ou passadeira, ou abranger uma avenida inteira, podendo exigir o reperfilamento da mesma, incluindo reordenamento do estacionamento e criação de faixas bus.
Na apresentação em anexo demonstra-se alguns exemplos de aplicação da ideia.
Documentos
Documento
4.75 Mb
Resultado da Avaliação Técnica
Proposta
Aprovada
A proposta uma vez aceite, deu origem ao projeto que apresentamos abaixo. Quaisquer mudanças em relação à proposta original foram trabalhadas junto do preponente e com as entidades competentes.