Esta proposta prevê a implementação de estacionamento seguro e coberto para bicicletas, em vários pontos da freguesia.
A rede ciclável na freguesia dos Olivais tem vindo a crescer e espera-se que assim continue, por forma a termos um bairro seguro e onde qualquer um, desde a criança que vai para a escola, até aos adultos que vão trabalhar, às famílias que vão à mercearia ou à praça, ou até visitar familiares, possam optar pela bicicleta como meio de transporte sem receios. A par das ciclovias há outro tipo de infraestrutura que contribui expressivamente para a utilização da bicicleta: o estacionamento seguro onde a bicicleta pode pernoitar.
A freguesia dos Olivais tem a particularidade de ter várias habitações que não possuem garagem, arrumação ou elevador, o que acaba por se tornar altamente desmotivante, por vezes sendo mesmo um obstáculo para quem quer fazer uma utilização regular da bicicleta.
Desta forma, um grupo de moradores juntou-se para redigir esta proposta que assenta na implementação de estacionamento seguro e fechado em vários pontos da freguesia. Este tipo de estacionamento deve ser solicitado pelos moradores interessados e a Câmara Municipal de Lisboa deverá proceder à sua implementação, até ao teto máximo dos 75.000€ disponíveis em Orçamento Participativo, numa primeira fase.
Este tipo de estacionamento é residencial e de utilização de longo prazo. O sistema de entrada deve ser feito mediante um código, solução prática e mais segura. Dentro do cacifo a segurança deverá ser reforçada com pontos onde seja possível prender um cadeado à bicicleta.
Os cacifos não devem ser implementados em espaços verdes nem a causar embaraço à circulação pedonal.
A utilização deste tipo de estacionamento deverá ser feito mediante um pagamento mensal/anual e as verbas do seu aluguer devem financiar exclusivamente novos estacionamentos e manutenção requerida. Isto garante a segunda fase de continuidade do projeto e a chegada a cada vez mais zonas.
Resultado da Avaliação Técnica
Proposta
Aprovada
A proposta uma vez aceite, deu origem ao projeto que apresentamos abaixo. Quaisquer mudanças em relação à proposta original foram trabalhadas junto do preponente e com as entidades competentes.