Propostas

#82
Benfica, Belém, Campolide, Ajuda
Redução da poluição e preservação / recuperação do ecossistema e da biodiversidade
Alexandru Pasca
20/08/23

Colmeia do Monsanto

Descrição

"Salvar as Abelhas em Lisboa " Alertar a Comunidade, no seu sentido mais lato, para a importância das abelhas no ecossistema na sustentabilidade do planeta (ecológica e económica), ou seja, como as abelhas afetam a vida do Ser Humano sem que o mesmo se aperceba disso, é o grande objetivo da proposta que aqui apresento. A existência e vida das abelhas é decisiva para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas. Na procura do seu alimento, o pólen, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos. Esta polinização é indispensável, pois é através dela que cerca de 80% das plantas se reproduzem. No site da Food and Agriculture Organization (FAO), das Nações Unidas, podemos encontrar a seguinte declaração: “A polinização das abelhas é fundamental para garantir a alta produtividade e a qualidade dos frutos em diversas culturas agrícolas”. Este é o reconhecimento de que, sem as abelhas, a segurança alimentar da Humanidade poderá estar ameaçada. Assim, a ideia que proponho é a recuperação dos Moinhos Do Mocho, situados no Parque Florestal de Monsanto, para a instalação de uma grande colmeia e de um núcleo interpretativo da vida das abelhas. No interior de um dos moinhos seria instalada uma grande colmeia hexagonal em acrílico, com o cumprimento de todas a regras de segurança, que permita o acesso dos visitante ao seu interior e, desta forma, consiga visualizar “ao vivo” todo o trabalho realizado por este magnífico inseto. (imagens anexas) No outro moinho seria instalado um pequeno centro interpretativo com objetos e textos explicativos da vida das abelhas – colmeias, cortiços, utensílios utilizados na apicultura, entre outros. Paralelamente, seria criado um serviço de mediação educativa que melhor “ilustrasse” o universo fascinante das abelhas, dirigido a todas as faixas etárias, materializado em workshops e visitas orientadas. Numa perspetiva pedagógica, parece-me essencial a realização de protocolos com escolas, principalmente, do 1º, 2º e 3º ciclo.

Resultado da Avaliação Técnica

Proposta Rejeitada