Esta proposta responde em simultâneo a quatro áreas complementares:
1. Adaptação e mitigação das alterações climáticas;
2. Energia limpa e renovável
3. Revitalização eficiente do edificado
4. Redução da poluição e preservação/recuperação do ecossistema e da biodiversidade.
Esta proposta consiste na construção de 16 Jardins verticais da Avenida da Igreja, na parte Oeste do Bairro de Alvalade, em estruturas próprias junto às paredes de empena dos diferentes edifícios.
Os jardins verticais, estruturas verticais repletas de plantas, apresentam vários benefícios, físicos, estruturais, químicos, sócio psicológicos (as plantas provocam um efeito positivo nas pessoas) e sobre o nosso ambiente.
Estes jardins verticais, para além de protegerem as paredes de empena de todos estes edifícios, melhorando significativamente o seu desempenho energético.
Em simultâneo, a rega destes jardins seria assegurada por reservatórios instalados na parte superior da estrutura (e colocados de forma não visível) que iriam recolher, através do reencaminhamento da água da chuva que escorre pelas caleiras.
Com esta medida acrescentaríamos uma área de 4000 m2 (17 metros de altura e uma área individual de 250m2) ao esforço coletivo de nos tornarmos mais verdes e ecológicos, com reflexo direto no objetivo de absorver mais CO2, melhorar a qualidade do ar e criar elementos de interesse e impacto visual na zona envolvente.
Isto significaria que estes jardins verticais filtrariam as partículas do ar e convertiam CO2 em oxigénio numa ordem de grande de cerca de 8000 Kg de CO2 de extração por ano e a produção de 6000 Kg de oxigénio por ano!
Seria o primeiro bairro de jardins verticais da Lisboa e possibilitaria dar significativa continuidade à mancha verde que é já o Campo Grande, perlongando-o quase até à interseção da Avenida da Igreja com a Avenida de Roma.
Local
Avenida da Igreja
Documentos
Documento
15.97 Kb
Resultado da Avaliação Técnica
Proposta
Rejeitada
Conclusão do perfil
Precisamos que complete as informações em falta do seu perfil para que possa continuar a utilizar a plataforma como utilizador autenticado.
O seu perfil está completo! Pode retomar a navegação como utilizador autenticado.
Loading
Definições das cookies
Este site usa cookies. Com o seu consentimento, vamos usá-los para adequar o site consoante as suas preferências.