Os oásis são lugares agradáveis entre outros que não o são. A cidade, fruto de uma cada vez maior urbanização e das consequências que daí decorrem, confrontam-se com vários desafios, nomeadamente o desafio de não se tornarem num ambiente hostil para as pessoas.
A impermeabilização do solo, a diminuição da massa verde, a densidade das construções urbanas, as emissões de calor fruto da queima de combustíveis fosseis e a poluição atmosférica são fatores prejudiciais para o meio ambiente e para a saúde pública.
Neste sentido propomos o reforço arbóreo e arbustivo dos espaços verdes que confrontam com as artérias principais dos Olivais, através de uma proteção vegetal que potencia oásis urbanos.
Os oásis urbanos propõem-se a reforçar espaços verdes - desertos verdes - já existentes, num aumento da biodiversidade e da proteção à poluição numa consequente mitigação das alterações climáticas e preservação da saúde da comunidade.
Resultado da Avaliação Técnica
Proposta
Aprovada
A proposta uma vez aceite, deu origem ao projeto que apresentamos abaixo. Quaisquer mudanças em relação à proposta original foram trabalhadas junto do preponente e com as entidades competentes.