Em 2017, no meu trabalho de Seminário da licenciatura de Geografia, realizei um inquérito na instituição onde estudava (IGOT) sobre a mobilidade suave, e incentivos que podiam levar ao seu desenvolvimento; 60,6% reponderam a importância das ciclovias pela vertente segurança, e a segunda variável mencionada, foi a importância do local para guardar a bicicleta, com 15.2%. No meu caso pessoal, deixei de utilizar a bicicleta como meio de transporte, por ter mudado de casa e habitar num 7º andar num prédio sem garagem. No local onde habito (Casal dos Machados 1800-233), existem um leque abundante de edifícios com o mínimo de 8 pisos todos sem garagens. Acaba por ser paradoxal e frustrante, num momento em que Lisboa tem tido um desenvolvimento significativo de ciclovias, não as poder utilizar por não haver locais de recolha para bicicletas.
Algum cuidado deve ser implementado, em áreas em que existe uma grande competição pelo espaço. Assim, a instalação de locais de recolha para bicicletas, em estacionamento para automóveis gera desconforto e pode contribuir para aumentar a animosidade dos automobilistas perante os utilizadores de bicicletas. Outra variável importante é a segurança. Pontos de recolha com pouca segurança, incentivam roubos e vandalismo e afastam os ciclistas.
A CML, podia utilizar, os conhecimentos académicos e apresentar sistemas inovadores. Gonçalves (2011), na tese de mestrado ministrada no ISEL, concebeu um sistema de automação e controlo para um sistema de armazenamento de bicicletas
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Resultado da Avaliação Técnica
Proposta
Aprovada
A proposta uma vez aceite, deu origem ao projeto que apresentamos abaixo. Quaisquer mudanças em relação à proposta original foram trabalhadas junto do preponente e com as entidades competentes.