Pôr o plástico a andar (produção de skates com plástico reutilizado)
Descrição
Em Portugal cerca de 40% dos resíduos de plástico ainda são enviados para aterros. Essa proposta pretende pôr este plástico a andar, transformando-o em impacto positivo, dando vida a um novo produto, o skate.
O crescimento do interesse por este desporto vem acontecendo principalmente como resultado das restrições pela Covid, por ser uma atividade individual, que pode ser praticada em casa, nas ruas e em diversos sítios, além de utilizado como meio de locomoção, contribuindo para a mobilidade urbana. Mais do que uma modalidade desportiva, é um lifestyle e uma forma de utilização dos espaços da cidade.
Através de workshops itinerantes, em locais abertos, como praças e skate parks, pretende-se aproximar o público (principalmente crianças e jovens) da lógica da Economia Circular, sensibilizando para o uso consciente do plástico e para a reciclagem. As atividades permitem ainda que os envolvidos participem do processo de produção das peças de maneira colaborativa, reutilizando cerca de 2,5kg de plástico descartado a cada tábua produzida.
Sendo Lisboa a capital europeia do desporto para 2021, o objetivo final é aliar a economia circular a prática do skate, incentivando os participantes a serem mais ativos, enquanto desenvolve o espírito de equipa e a partilha.
Resultado da Avaliação Técnica
Proposta
Aprovada
A proposta uma vez aceite, deu origem ao projeto que apresentamos abaixo. Quaisquer mudanças em relação à proposta original foram trabalhadas junto do preponente e com as entidades competentes.