Este projeto consiste em reduzir ao mínimo necessário a circulação automóvel no troço nascente da rua Gaivotas em Terra, entre a nova entrada da Escola Parque das Nações e a Alameda dos Oceanos, transformando-o numa praça, um espaço público mais atrativo, protegendo os utilizadores mais vulneráveis – toda a comunidade escolar que se desloca a pé, de bicicleta (considerando o recente reforço da rede de ciclovias na Freguesia) ou de transportes públicos, promovendo o entendimento da rua não como um mero espaço canal mas sim como um local dotado de carácter e identidade e promovendo a criação de um espaço público sustentável e inclusivo.
O projeto reforçará a segurança na acessibilidade dos membros da comunidade e visitantes da Escola, fazendo com que o elemento central sejam as pessoas e não os automóveis. Para tal, propõe um espaço público adequado à circulação de peões e de todos os meios de transporte – públicos e privados, considerando uma partilha racional do espaço pelos vários modos de locomoção e promovendo a redução da velocidade de circulação na rua (especialmente à porta da escola). Pretende-se, assim, garantir a necessária fluidez e segurança, nomeadamente no que se refere a condições de circulação, de orientação, de visibilidade, de iluminação e de proteção, e incentivar a marcha a pé e o uso da bicicleta, também como modos de combater o sedentarismo e a obesidade.
O desenho desta praça inclui a plantação de arvoredo, ajudando à permeabilidade do solo e a arborização no espaço público, contribuindo para um melhor ambiente urbano e atenuação dos efeitos das alterações climáticas, reduzindo a ilha de calor.
Por fim, considera-se muito relevante o impacto pedagógico e multiplicador do projeto. A exposição de crianças e jovens a ambientes propiciadores contribuirá para a sua sensibilização (e das famílias) para um estilo de vida mais sustentável com foco na “mobilidade inteligente e sustentável” e na “adaptação e mitigação das alterações climáticas”.
Resultado da Avaliação Técnica
Proposta
Aprovada
A proposta uma vez aceite, deu origem ao projeto que apresentamos abaixo. Quaisquer mudanças em relação à proposta original foram trabalhadas junto do preponente e com as entidades competentes.