Redução da poluição e preservação / recuperação do ecossistema e da biodiversidade
José Antunes
20/08/23
Reconversão da Av. Almirante Reis para 2 vias de trânsito em cada um dos sentidos
Descrição
Com a introdução de uma ciclovia e supressão de uma via de trânsito verificou-se, mesmo ao longo do actual estado de pandemia, um evidente agravamento do congestionamento da Avenida no sentido afectado, neste caso o sentido Martim Moniz-Pc. Chile. Sem uso que o justifique e sem reconhecer o erro, a CML insiste na criação de 2 ciclovias unidireccionais, reduzindo as vias de trânsito para apenas uma em cada sentido.
Falando apenas do período que compreende a introdução da ciclovia inicial até ao presente, ficará claro para qualquer pessoa que passasse na Avenida o evidente aumento da poluição atmosférica e sonora, como resultado da criação de condições ideais para um agravamento do congestionamento, particularmente acentuado da parte da tarde, em resultado da concentração do tráfego de 2 vias numa única. Com o novo plano será expectável que venhamos a ter cenário idêntico também no sentido oposto no que ao congestionamento diz respeito, com o consequente agravamento da poluição.
Não deve ser esquecido também o impacto que esta supressão de vias de trânsito tem no aumento do tráfego nas artérias alternativas, levando também mais poluição para esses lugares. A título de exemplo, simulações de GPS partindo do Martim Moniz em direção à Alameda sugerem cortar à direita na Rua Maria Andrade e subir até à R. da Penha de França para voltar a descer à Morais Soares e finalmente voltar à Av.Almirante Reis onde já não tinha ciclovia.
Seria aliás extremamente interessante que os sensores de quantificação da poluição que a CML pretende instalar por toda a cidade estivessem em atividade anteriormente à construção da ciclovia, para que fosse demonstrado inequivocamente aquilo que é comprovado pela experiência de quem vive, trabalha ou cruza esta Avenida... que a introdução da ciclovia levou a um aumento da poluição.
Desta forma insere-se esta proposta de devolver duas vias de trânsito (não reservadas) a cada um dos sentidos na área temática de Redução da Poluição.
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