Propostas

#128
Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
Miguel
20/08/23

Redesenho Urbano

Descrição

Concerteza já toda a gente experimentou a desagradável sensação de andar a pé em passeios estreitos, cheios de obstáculos, que nos impossibilitam de cruzar com outra pessoa vinda no sentido oposto sem manobras de ?contorcionismo?, que obrigam os casais ou simples grupos de amigos a andar em fila-indiana por falta de espaço livre. São situações que torturam lenta e silenciosamente o dia-a-dia do peão sem que nos apercebamos bem disso. Muita gente pensa que essa é uma inevitabilidade das cidades históricas que não foram concebidas para o uso automóvel tal como é feito hoje em dia. E que a cidade simplesmente não consegue funcionar só com ruas pedonais. É aceite que esse é o preço a pagar para termos o conforto do automóvel. Esta proposta pretende demonstrar que, na maioria das situações, automóvel e peão podem ambos coexistir. Há inúmeras ruas em que as faixas rodoviárias estão sobredimensionadas e esses preciosos centímetros podiam servir para alargar passeios e ao mesmo tempo controlar a velocidade automóvel, abrir bolsas que funcionem como pequenas praças, criar espaços de descompressão. No caso concreto da Rua do Arsenal, eixo principal na ligação pedonal entre a Baixa e o Cais do Sodré, a facilidade da sua requalificação é excepcionalmente simples: reduzir a faixa de rodagem sobre-dimensionada e aumentar o estreito passeio, criando um corredor largo e confortável para o peão, com bolsas para cargas/descargas dos comerciantes.

Local

Rua do Arsenal

Resultado da Avaliação Técnica

Proposta Aprovada

A proposta uma vez aceite, deu origem ao projeto que apresentamos abaixo. Quaisquer mudanças em relação à proposta original foram trabalhadas junto do preponente e com as entidades competentes.

OP 2011 #78
7 votos
Santa Maria Maior
80.000€
Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes