7 luas
Descrição
COMO FUNCIONA:
Colocação de um balão de hélio de grande dimensão em cada uma das clássicas sete colinas de Lisboa. Estes balões, pela sua dimensão, e por estarem iluminados durante a noite,
funcionarão como marcos territoriais, como pontos geo-estratégicos na cidade, a partir dos quais, e entre os quais, se criarão itinerários turísticos e dinâmicas territoriais várias. Este projeto de marketing territorial, desenvolvido através de uma estratégia de acupuntura urbana, resultará na
dinamização do centro histórico de Lisboa, contribuindo para o reavivar económica e turisticamente.
PORQUÊ:
.Porque Lisboa tem camadas de história, sobrepostas pelo terramoto ou esquecida pela falta de visao estratégica
.Porque Lisboa tem 7 colinas
.Porque só Lisboa foi descrita e engradecida por autores como Damião de Gois e Frei Nicolau de Oliveira. Sendo as suas obras, aos olhos de hoje, vistas como manobras de marketing, na programacao de uma zona, de um territorio, de uma Lisboa.
.Porque Lisboa foi capital do V Império, com os sete montes sagrados, fumentados pelo principio ?translatio imperii?, Imperio Assirio, Persa, Grego, Romano e Português, defendido por padre antónio vieira.
.Porque Lisboa tem um espaço público descuidado.
NECESSIDADE:
Lisboa apresenta-se hoje, urbana e turisticamente polilocalizada, tendo a sua extensão quebrada por zonas menos nobres, não pela ausência de riqueza histórica, mas pela decadência das mesmas a nível urbano, a nível de ofertas turísticas e comerciais.
ESTRATÉGIA:
1-Um ensaio de marketing territorial desenvolvido através de uma estratégia de acupunctura urbana, ou seja, através da activação de pontos geo-estratégicos conseguir a reanimação urbana da sua envolvente.
2-Utilizar a história para alavancar a dinâmica da cidade. Atribuindo um valor económico equivalente ao seu valor histórico ? comoditização. Zona do balão