Ampliação da rede de Percursos Cicláveis da Cidade
Descrição do Projeto
Ampliação da rede de percursos cicláveis existentes na nossa cidade, de modo a que a bicicleta possa realmente vir a ser um meio de transporte prático para as deslocações do diaadia.
Penso que seria muito importante que uma estratégia desenhada para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte seja incluída no contexto de uma política geral de mobilidade tendo em vista a efectiva e substancial diminuição e da utilização do automóvel particular.
Sempre que possível, os percursos deverão desenvolverse em espaço canal próprio, de modo a tornálos mais seguros, confortáveis e atractivas para ciclistas de todas as idades.
Para além do ambiente, a mobilidade em bicicleta pode contribuir para a saúde das pessoas, caso decidam usálos como meio de transporte primário (deslocação para a escola, trabalho, etc.). Pode também contribuir para o turismo (Como já existe em cidades como Amesterdão, Copenhaga, etc.), se fornecermos os meios necessários, para que os turistas possam usufruir de passeios turísticos através da bicicleta, podendo assim, apreciar a nossa cidade de uma outra perspectiva.
Seguem alguns exemplos de trajectos pertinentes:
Avenida da República (Entre Entrecampos e o Saldanha);
Avenida Fontes Pereira de Melo (Entre o Saldanha e a rotunda do Marquês de Pombal);
Avenida da Liberdade (Entre rotunda do Marques de Pombal e os Restauradores já existe, pode ser melhorado);
Entre os Restauradores e o Terreiro do Paço;
Avenida Almirante Reis (Entre o Areeiro e o Martim Moniz);
Alameda das Linhas de Torres (Entre o Mercado do Lumiar e o Campo Grande).