Jardim da Quinta do Coxo, na Penha de França
Descrição
Jardim para uma área, em tempos, pertencente à Quinta do Coxo. Na área da antiga quinta foi construída uma Igreja, inaugurada a 27 Outubro 2002 – Igreja São Francisco de Assis – cujo enquadramento paisagístico foi executado, tendo em conta a futura construção de um Jardim.
Atualmente, há muito lixo e entulho, pragas de ratos, pombos, é um terreno expectante que não está tratado, onde já houve fogos, e está a ficar um terreno muito complicado, com carros abandonados, provavelmente roubados, pouca iluminação, ajuntamentos com bebida e, aparentemente, consumo de outras substancias, o que faz com que seja uma zona perigosa, em vez de ser uma zona agradável com um Jardim para a população residente, com cerca de 15.000 pessoas, na zona de São João, na freguesia da Penha de França.
Em frente à Igreja, desenvolveu-se um terreno onde se encontram vários exemplares arbóreos de elevado porte e valor estético (pinheiros mansos). Esta área apresenta grandes potencialidades para a implantação de um jardim publico, de forma a enquadrar o edifício da Igreja e servir uma população carente em espaços verdes, de recreio e de lazer.
As linhas gerais do projecto assentam num traçado de linhas curvas, onde a vegetação existente, os acessos, a morfologia do terreno e as áreas de estadia que se pretendem construir fazem parte de um todo coerente e funcional, com elevados níveis de conforto e valor estético.
Basicamente, pretende-se que o terreno seja aplainado ou nivelado, mantendo os pinheiros mansos intactos, com casinhas de passarinhos, criando, por baixo das sombras, zonas de lazer com mesas e bancos de madeira. No centro a criação de uma teia de aranha para as crianças brincarem, conforme planta anexa. Na parte mais “fronteira” entre o terreno e a zona pedonal, com calçada, propõe-se a criação de um quiosque com venda de pequenos lanches, cafés e refrescos ou, ainda, jornais, e esplanada.
Em anexo:
fotografias demonstrativas da situação actual do terreno; pinheiros mansos
Local
R. Lopes 38, 1900 Lisboa, Portugal
Documentos