Mobilidade pedonal
Descrição
A mobilidade Pedonal e com meios suaves, tem que ser uma prioridade em Lisboa. O peão em Lisboa não usufrui de um caminhar tranquilo. A necessidade de atenção é de se desviar dos obstáculos e constante, sejam eles pilaretes no meio do passeio, parquímetros da EMEL, caixotes de lixo, placas publicitárias, bocas de incêndio, sinais de trânsito, as esplanadas que ocupam a maioria do passeio e outros obstáculos.
Proponho algumas medidas que em simultâneo ou em parte poderão estruturar uma melhor mobilidade:
1-Colocação de todos os parquímetros fora do passeio (numa ilha inserida na zona de parqueamento).
2-criacao de um espaço sinalizado no chão, localizado não no passeio mas na via de estacionamento (em principio em frente à porta de cada prédio), onde os residentes terão a obrigação de colocar os caixotes do lixo, durante a noite. Esta medida facilitaria muito a recolha por parte das equipas de limpeza. Em simultâneo os passeios apresentar-se-iam livres deste obstáculo.
3-proibicao de estacionamento com sinalização no chão, ao lado dos passeios que apresentem largura de passeio inferiores a 1,20 mt (penso que já existe um regulamento camarário que o prevê, mas que não é aplicado). Desta forma os moradores poderão entrar em casa sem dificuldades, bem como promover ia a segurança e acesso em caso de emergência.
4- proibição de estacionar (com sinalização no chão e não vertical, sempre que existe uma esplanada no passeio. Tentar deslocar a esplanada para o local de estacionamento .
Se a CML explora essa receita, tem que abandonar a receita da EMEL, porque quem sofre é o peão.
5 - Eliminação gradual da sinalização vertical, por substituição por sinalização horizontal e quando necessária a colocação da sinalização vertical, ela deve ser feita na faixa de rodagem e não no passeio. Os suportes dos sinais poderiam ter uma curva à 90 graus em cima para que o sinal ficasse por cima do passeio, mas o poste fora do passeio junto ao lancil. Todos os sinais com altura mínima livre de 2.50 mt, para que o peão não bata lá com a cabeça.
6- Acabar com as ruas com mais de 2 vias de trânsito em cada sentido.
São muitas as ruas no tecido interior da cidade (principalmente nas avenidas novas) que possuem 3 faixas em cada direção. Deve ser promovida a substituição da 3 faixa para ciclovia, ou ampliado o passeio.
7- instalar paragens de autocarro vazada (ao estilo inglês) em que a proteção fica rente ao lancil e não existem laterais, nem que se tenha de ampliar um pouco o tamanho da paragem.
Esta medida protege o utente dos salpicos dos carros da estrada e aumenta o espaço livre no passeio. A publicidade deve ficar em frente e não na lateral.
Penso que se tratam de 7 medidas simples, que se aplicadas total, parcialmente e gradualmente, de forma sistemática, melhorariam muito a mobilidade de todos em Lisboa.
Obrigado
Miguel Macedo