O QUÊ?
Esta proposta visa a ligação entre as zonas verdes de cada colina em Lisboa através de uma linha de teleférico, para permitir a livre circulação de peões e ciclistas a longas distâncias sem necessidade de recorrer ao automóvel.
Começando pelo Anfiteatro Keil do Amaral no Parque Monsanto, passando pelo Jardim Botânico da Universidade de Lisboa e para o Campo Santana e finalizando na Penha de França, com a possível extensão até à beira-rio e ao Parque das Nações.
PORQUÊ?
Lisboa foi uma cidade que se estabeleceu e desenvolveu desde os primeiros assentamentos até aos nossos dias, em várias colinas, sendo consequência desta topografia que torna Lisboa uma cidade única, a escassa largura das vias, o seu desenho orgânico, a falta de estacionamento, o difícil acesso pela inclinação ao nível de circulação pedonal e bicicleta.
Assim o centro histórico tem uma crescente e crónica falta de estacionamento, obstruções de via e bloqueamento de transporte público e falta de ciclovias e vias pedonais, que constitui um problema ecológico e de conforto urbano para os residentes e o número crescente de visitantes.
A nova ligação ENTRE-COLINAS evita a destruição de edifícios que já fazem parte da história de Lisboa e são património nacional e internacional pelo seu método construtivo e estrutural inovador decorrente do plano pombalino após terramoto de 1755.
A nova ligação permitiria um acesso rápido e direto ENTRE-COLINAS para quem reside e visita funcionando como os atuais elevadores (glória, lavra, bica) mas em distâncias maiores.
Deste modo evitar-se-ia uma maior quantidade de automóveis, uma maior eficiência nos transportes públicos e o acesso e ligação sem automóvel dos núcleos históricos ao parque de Monsanto para quem utiliza o parque para desporto, lazer e através da bicicleta e assim evitar os bloqueios de trânsito e a topografia acidentada entre os núcleos históricos da cidade e o parque.
De igual modo esta ligação ENTRE-COLINAS pode posicionar internacionalmente a cidade de Lisboa como cidade de vanguarda em estratégias sustentáveis, funcionando como impacto ecológico positivo, um novo mirador móvel e a resolução de trânsito e acesso às diferentes colinas.
Esta via cria a possibilidade de aceder facilmente a zonas de lazer na cidade durante todo o ano.
COMO?
A ligação ENTRE-COLINAS será feita com uma rede complementar de teleférico e pontes/percursos pedonais e ciclovias.
A construção desta linha seria faseada, dando maior urgência à ligação do parque Monsanto a zonas verdes e parques nos pontos mais altos de Lisboa.
Será posicionado de forma a criar ligação direta com ciclovias salvaguardando os seus variados recursos já existentes e potenciando o seu uso.
Local
Parque Monsanto e Centro histórico
Resultado da Avaliação Técnica
Proposta
Rejeitada
Conclusão do perfil
Precisamos que complete as informações em falta do seu perfil para que possa continuar a utilizar a plataforma como utilizador autenticado.
O seu perfil está completo! Pode retomar a navegação como utilizador autenticado.
Loading
Definições das cookies
Este site usa cookies. Com o seu consentimento, vamos usá-los para adequar o site consoante as suas preferências.