A presente proposta pretende divulgar os Bairros de Lisboa nas suas vertentes patrimonial e histórica, mas também cultural e comercial.
Como início do projecto entendese que se deve começar pelos Bairros do Centro Histórico, utilizando como denominador comum o percurso do eléctrico 28, elemento historicamente importante e de ligação entre bairros.
A área piloto em concreto para iniciar este projecto será o Bairro da Graça.
Principais acções:
criação de identidade gráfica para cada um dos bairros;
concepção de uma planta de orientação, a afixar em mupi(s) na porta de entrada do bairro, contendo informação sobre locais de interesse no bairro, percursos possíveis de visita e tempos de percurso;
concepção de folheto sobre o bairro, contendo informação sobre a história e locais de interesse;
concepção do retrato/visita virtual dos locais de interesse e momentos de destaque (por ex. procissão do Senhor dos Paços, arraiais de Santo António) a disponibilizar no site da CML;
disponibilização de informação detalhada sobre o bairro, património e outras áreas de interesse, através de QR Code impressos nos mupis e nos folhetos;
criação, com recurso a estabelecimento de parcerias com instituições e associações locais, de uma rede de guias informais em cada bairro, concretizando informações e histórias alternativas às que aparecem tradicionalmente nos guias turísticos;
criação de postos informais de divulgação, em eventual ligação com os locais onde estão disponíveis os guias informais, onde é possível aceder a informação sobre o bairro, folhetos, utilização de internet ou informação sobre outros bairros incluídos no mesmo projecto;
criação de uma rede de suportes de sinalética patrimonial em cada um dos bairros.