Sem ser uma galeria no seu sentido tradicional, Galeria Disseminada é um espaço de exposição de projectos de vídeo e fotografia em vários espaços públicos pela cidade de Lisboa. Ao longo de seis meses de 2012, em cada mês, seria dada a possibilidade a um artista, curador, colectivo ou outro agente cultural para apresentar publicamente a sua proposta. Todas as propostas serão seleccionadas por uma comissão e documentadas num catálogo e num web site.
Esta galeria não tem um espaço, ou melhor, existe em vários espaços. Esta pode passar por intervenções nas cabines telefónicas semi abandonadas e semi vandalizadas, por um dos espaços comerciais abandonados nas estações de metro ou então por um beco.
Situa se em pequenos pedaços de realidade ou não lugares, tais como, o aeroporto, um mercado, a fachada de um edifício abandonado ou uma estrada. Este projecto, de uma Galeria Disseminada, que apresente trabalhos de fotografia e vídeo pela cidade, operaria num território desregulado e muitas vezes bagunçado, mas familiar.
A Galeria Disseminada tem como ideia central a requalificação do espaço público urbano, com a intenção de criar visões destes espaços desregulados, como um bem comum, partilhado.