Próxima Estação: Esperança Para AlcântaraMar
Descrição
Moro em Alcântara desde 2005 e, desde então, tenho vindo a assistir à progressiva degradação da passagem subterrânea que serve a estação ferroviária de AlcântaraMar, e que faz ligação entre a Av. de Brasília e a Av. da Índia. De facto, nunca conheci esta estrutura em bom estado, mas preocupame que, seis anos depois de residir neste bairro, não tenha havido uma única intervenção nesta passagem pedonal.
Esta passagem ? que é usada não só por utentes da estação e residentes da zona, como também por pessoas que não têm outra forma de passar para o outro lado da linha do comboio e por cada vez mais turistas, que procuram chegar a locais de lazer como as Docas ? é, nos dias que correm, uma infraestrutura que envergonha, além de representar um perigo para quem ali passa no que diz respeito a assaltos e até mesmo no que toca à segurança física.
O local encontrase extremamente degradado, com infiltrações e tubos apodrecidos que, seguramente, poderão um dia cair em cima de alguém que vá a passar no momento. A juntar a este risco, a fraca iluminação nocturna transforma esta passagem num espaço fantasmagórico, mesmo no meio da cidade de Lisboa. As fotos que envio em anexo dão bem conta do estado de degradação das infraestruturas.
A minha proposta vem, assim, no sentido de revitalizar esta passagem subterrânea, fazendo uma recuperação de fundo. Houve recentemente uma renovação do único espaço comercial (um café) que continua a funcionar naquele local, mas a intervenção não pode ficar limitada àqueles poucos metros, ficando toda a restante área a continuar a degradarse a olhos vistos. Proponho, assim, que através do Orçamento Participativo esta passagem pedonal seja revitalizada, melhorada e adaptada às necessidades da população lisboeta, residentes em Alcântara, não residentes, turistas e afins.
Entre os melhoramentos que, creio, devem ser tidos em conta, está desde logo o acesso. Sendo esta uma das raras passagens que existem para atravessar para o outro lado da linha do comboio a pé ou de bicicleta ? e não esqueçamos que junto ao rio há uma ciclovia bastante concorrida actualmente ? pareceme oportuno desejar que nesta passagem, ladoalado com as escadas, seja construída uma rampa que facilite o transporte de bicicletas, mas não só: carrinhos de bebé, cadeiras de rodas, etc., especialmente porque as escadas rolantes, que apenas existem numa das entradas, muito raramente se encontram a funcionar.
Gostaria que esta proposta fosse tomada em consideração, permitindo revitalizar esta passagem de uma forma criativa, e possibilitando um trânsito de peões seguro a todos os níveis.
Local
Alcântara Av. da Índia e Av. de Brasília