Renovação de conjunto de edifícios e Jardim no Campo das Cebolas
Descrição
A estratégia do projecto assenta em quatro pontos essenciais de reciclagem - urbana, programática, social e material - e procura dar resposta a um enclave urbano de frente Ribeirinha, face às recentes transformações da cidade, Metro, Praça do Comércio, Terminal Sta Apolónia, etc.
Num conjunto de edifícios pré-existentes, é proposto um modelo de gentrificação, através do cruzamento de programas para diversas actividades e contextos sócio-culturais da freguesia e desenvolve-se uma extrusão deste novo edifício para albergar todo o programa e o estacionamento da área envolvente.
É proposta uma ossatura e acessos verticais muito versáteis, de forma a gerar plataformas de actividades e espaços de interações adequados a várias idades e contextos sócio-culturais. É proposta a utilização de betões reciclados no esqueleto do edifício e nas fachadas revestimento cerâmicos, reinterpretando motivos de azulejaria tradicionais, ao qual são aplicados elementos fotovoltaícos, que vêm atribuir benefício sustentável e energético vital à vida do edifício. Com a remoção do estacionamento de superfície, é proposto um novo desenho de espaço público com jardim integrado, redignificando um espaço vital na frente ribeirinha e coração da zona histórica de Lisboa.
Local
Jardim do Campo das Cebolas
Resultado da Avaliação Técnica
Proposta
Rejeitada
Conclusão do perfil
Precisamos que complete as informações em falta do seu perfil para que possa continuar a utilizar a plataforma como utilizador autenticado.
O seu perfil está completo! Pode retomar a navegação como utilizador autenticado.
Loading
Definições das cookies
Este site usa cookies. Com o seu consentimento, vamos usá-los para adequar o site consoante as suas preferências.