Cedência dum espaço para sede dos Escoteiros
Descrição
Somos o Grupo 7 da Associação dos Escoteiros de Portugal e existimos desde 1913. O Grupo 7 é uma organização juvenil e civil de carácter educativo, de livre adesão, sem fins lucrativos e de âmbito local.
Desde 1945 que temos a nossa sede nos Bombeiros Voluntários Lisbonenses, que nos cederam amavelmente um pequeno espaço de 4m2 e em 1988 a Câmara Municipal de Lisboa cedeu-nos outro pequeno espaço de 5 m2 (um wc público, em estado avançado de degradação, sob o Jardim Camilo Castelo Branco que recuperámos e onde nos encontramos atualmente).
Presentemente a ocupação de tais espaços constitui uma solução demasiado precária para este grupo, uma vez que, temos assistido felizmente a um aumento significativo do número de escoteiros, ao longo destes últimos anos. Esta situação torna-se insustentáveis por muito mais tempo nas ditas instalações.
O Grupo 7 tem reuniões todas as semanas ,onde estão presentes cerca de 80 escoteiros de ambos os sexos. As idades variam entre os 7 e os 22 anos. Devido à exiguidade do espaço atrás referido, a maior parte das reuniões são feitas na rua, o que dificulta as mesmas, quando chove. Também se torna perigoso para os mais jovens, pois necessitamos de uma constante vigilância.
É com grande esforço e dedicação que vamos mantendo a atividade regular.
Por essa razão, gostaríamos de solicitar à Câmara Municipal de Lisboa a cedência dum espaço como por exemplo o edifício que se encontra no Parque Infantil do Parque Eduardo VII (entre a Estufa Fria e o Clube VII). Referimos este edifício pois por vezes deslocamo-nos ao Parque Eduardo VII para realização de algumas atividades durante as reuniões de sábado e constatámos que este pequeno edifício aparenta estar encerrado. Como é obvio pode ser este ou outro dentro da nossa zona geográfica.
Em contrapartida, podemos ficar responsáveis pela manutenção do espaço, dinamizar a zona aos Sábados com atividades, dar apoio a entidades sociais da freguesia entre outras parcerias que possam ser benéficas e com interesse para ambas as partes.
O Escotismo é algo de positivo e que pode trazer mais-valias aos jovens que o praticam e às comunidades em que se integram.
Mas, para que tal aconteça, é necessária a colaboração de entidades públicas, pois não temos qualquer tipo de recursos para conseguir alugar ou comprar instalações próprias.
Pelo acima exposto terminamos agradecendo, desde já, a atenção dada a este assunto e
Sem mais, com os melhores cumprimentos.
P` Chefia do Grupo 7
Paulo Franco Bernardes
Escoteiro Chefe de Grupo