Aprender sem limites
Descrição
Aprender é um processo muito complexo, que acontece sempre de maneiras distintas para cada ser humano, mesmo em contextos onde se quer homogeneizar a aprendizagem. Aprender é uma ação que requer estudo e principalmente vivência (FERNÁNDEZ, 2001).
Todos os anos, novas ideias são colocadas em prática para apoiar o desenvolvimento e a aprendizagem de milhares de crianças e adolescentes com dificuldades e/ou necessidades educativas especiais; mas é curioso, o quanto estas idéias sempre parecem insuficientes.
Esta sensação pode ocorrer, porque a busca incessante por uma sociedade mais justa e respeitosa está intimamente ligada à melhoria da escola e da qualidade no processo de ensino/aprendizagem (MAZZOTTA, 2006 ? b).
No campo das dificuldades com o aprender, esta necessidade por recursos parece ser ainda maior. Assim, a busca por se perceber o funcionamento da aprendizagem humana em toda a sua complexidade, desde a mais tenra idade até a velhice é um desafio.
Como já foi dito, o ser humano apresenta mecanismos diferenciados para desenvolver a aprendizagem ao longo da vida, e o aprender é uma das funções da mente que nunca se esgota. Contudo, os estímulos são necessários, e a participação de um sujeito mediador se faz presente e importante, ora para sanar uma dificuldade, ora para ajudar no aprimoramento ou exercício das habilidades de aprender (VIGOTSKI,2007).
Profissionais que possam propiciar condições para que o aprender corra de maneira saudável e produtiva para o indivíduo em interação com o meio em que vive, seja na escola ou na sociedade é uma das pretensões principais deste projeto.
Na vida, temos particularidades que ora nos aproximam da maioria das pessoas, ora nos distanciam, mas nunca negam a nossa condição humana, a nossa diversidade.
O que se propõe aqui é que este olhar para as diferenças de aprendizagem seja potencializado a partir do apoio e suporte ao aprimoramento e desenvolvimento do aprender destas pessoas.
Assim, tem-se por objetivos: potencializar a capacidade de aprendizagem de cada sujeito; valorizar e respeitar a diversidade humana, considerando o contexto social, familiar e educacional do sujeito em questão; compreender como ocorrem os processos de aprendizagem dos sujeitos, além das possíveis dificuldades situadas no aprender; identificar as relações entre o aspecto afetivo e o cognitivo, e as influências do meio familiar, cultural, escolar e social no processo de aprendizagem; proporcionar um espaço de construção da autoria de pensamento que há dentro de cada um.
Público-alvo: crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e ou necessidades educativas especiais, e idosos.