Esta proposta surge no seguimento do desafio lançado por um munícipe no sentido de se avaliar se a ?imagem? que os visitantes têm da cidade, corresponde ao seu potencial.
A cidade tem ALMA, BELEZA, ARQUITETURA, HISTORIA, TRADIÇÃO, GASTRONOMIA, LUZ, É ROMANTICA e MONUMENTAL, mas será uma Love Brand? Quais os factores de diferenciação? O que é que aos olhos dos que nos visitam, a diferencia de tantas outras cidades?
Qual o verdadeiro espírito da cidade? Será que é uma cidade sem coragem de se afirmar? Será que envergonhadamente encolhe os ombros perante os elogios que recebe? O que é preciso fazer?
É do conhecimento geral que cabe à ATL ? Associação de Turismo de Lisboa, de que a autarquia é membro juntamente com outras entidades privadas do sector do turismo, a promoção internacional da cidade, assim como a divulgação do calendário dos mais importantes eventos anuais, junto de potenciais mercados turísticos, o que aliás faz de forma bastante eficaz.
Mas como será que a nossa cidade é vista e percepcionada do exterior? Que melhor assinatura se poderá adequar a Lisboa? Poderão as cidades ser vistas como marcas comerciais e dessa forma serem trabalhadas em termos de comunicação? A resposta é SIM. Ao longo do tempo as cidades vão desenvolvendo características de personalidade e até valores que as identificam e caracterizam.
A proposta da CML através da Secretaria Geral / Departamento de Marca e Comunicação será a de lançar um concurso de ideias tendo por objectivo identificar uma assinatura para Lisboa e que servirá de base a toda a comunicação acabando por se fundir com o próprio nome da cidade. etc.
No entanto o projecto de criação de uma Marca Lisboa não é apenas a identificação de uma assinatura e logo, deve encerrar em si muito mais. Deve identificar de forma muito clara o que a torna diferente de outras cidades, correspondendo claro à realidade.
À Secretaria-Geral caberá o lançamento do concurso de ideias e proceder à sua divulgação pública utilizando os meios de que a autarquia dispõe: rede municipal MUPI; spots de rádio; revista Lisboa; spots Vídeo painéis; site e facebook da CML; etc. Caberá também a este serviço elaborar a imagem gráfica dos materiais de divulgação e ainda dos regulamentos do concurso e o convite ao Júri composto por especialistas nesta área , que presidirá ao concurso.
A proposta deverá ser apresentada pelos concorrentes e contemplar uma estratégia de comunicação, um plano de divulgação e respectivo plano de meios.