Construção da 1º Pista de Gelo com dimensões regulamentares em Portugal (Lisboa)
Descrição
Construção da 1º Pista de Gelo com dimensões regulamentares em Portugal (Lisboa)
Portugal é o único Pais Europeu que não possui um recinto de dimensões regulamentares para desportos no gelo. (Jogos de hóquei e campeonatos de dança e patinagem artística no Gelo).
Propomos a construção de um Palácio do Gelo junto a um complexo de Piscinas Municipais já existente.
Ao associar estes dois edifícios ? as piscinas existentes e o futuro palácio de gelo pretendemos:
- Aproveitar as trocas térmicas entre dois equipamentos complementares, numa estrutura económica e sustentável.
Sabemos que para o aquecimento das piscinas há uma produção necessária mas desaproveitada de frio, e é esse frio que a atual tecnologia já permite aproveitar, sem mais custos, para produzir o frio do Gelo, se o pavilhão estiver a trabalhar em sintonia com uma piscina Publica. (Trata-se do principio básico do Frigorífico lá de nossa casa!)
- A reabilitação de uma zona descaracterizada urbanisticamente por forma a que o polo formado pela piscina e pela pista de desportos no gelo valorize e traga novas apetências sociais, comerciais e humanas a essa zona de cidade.
- Ter finalmente um recinto permanente que permita o desenvolvimento destas modalidades em Portugal, nomeadamente na zona da Grande Lisboa.
- O novo recinto pode ser um polo aglutinador de gerações e classes sociais diversas e fomentar a economia local complementado por comércio (cafetarias, lojas de desporto, por exemplo).
- Temos como exemplo o que foi feito no Complexo Desportivo da Rua Edouard Pailleron, em Paris, uma sensível intervenção de reabilitação, valorizando o património arquitetónico existente com o projeto de umas piscinas e pista de GELO.
Consideramos:
- O crescente n.º de adeptos destas modalidades e a popularidade e acolhimentos por parte da população dos recintos provisórios de gelo disponíveis em Portugal, que enchem na época natalícia; (Nomeadamente no Recinto Polivalente de Elvas);
- O elevado número de residentes originários dos países do leste, tradicionalmente praticantes e adeptos destas modalidade, bem como de países nórdicos que vieram procurar o sol;
- Que o Desporto desfaz barreiras sociais, educa na "convivialidade", estimula o espírito de grupo na comunidade, constituindo um excelente mecanismo de combate à estigmatização;
- Que a formação através do desporto é um investimento nos recursos humanos para indivíduos e grupos sociais que se desejam integrados e fisicamente saudáveis, sem barreiras no seu desenvolvimento em sociedade.
Localização:
- A piscina Municipal dos Olivais têm as características que achamos essenciais para acolher a pista de gelo .Desafiamos projectistas e a CML, através de um projecto de alterações, a integrar de forma harmoniosa e sustentável estes dois equipamentos complementares.
Custo:
- Gostamos de dizer, até para desdramatizar, que este projecto tem um custo estimado que ronda o preço de 3 moradias unifamiliares (700.000 euros) e que satisfará múltiplas famílias de toda a Grande Lisboa
ASS:
Eliseu, em nome de um grupo aberto de amigos de Desportos no Gelo e também praticantes das modalidades de Hóquei e patinagem no Gelo
Local
Avenida Doutor Francisco Luís Gomes - Santa Maria dos Olivais