Construção de uma rocha de escalada em Telheiras
Descrição
A presente proposta ao Orçamento Participativo 2016 da CML, foi elaborada pelo Clã dos Escuteiros de Telheiras. E, visa a construção de uma rocha de escalada fixa e ao ar livre, de utilização aberta e grátis, com vista ao desenvolvimento físico dos jovens e promovendo igualmente a procura por actividades desportivas em ambientes naturais.
Pretende-se a criação de uma instalação onde seja possível a prática da escalada enquanto actividade de lazer, não sendo prevista nem desejável a sua utilização para quaisquer fins de competição.
O bairro de Telheiras, tal como a freguesia do Lumiar, tem uma enorme população juvenil, mas os espaços públicos para a prática de desportos são quase inexistentes comparando com a dimensão da sua população e outras freguesias da cidade. Não havendo também quaisquer equipamentos públicos para a livre prática de escalada nesta zona oriental da cidade de Lisboa.
A opção pelo Largo D. João, Príncipe de Cândia, surge com vantagens únicas, tais como as de dar uma nova utilização a um espaço pouco usado pela população e a de ter a vizinhança da PSP, que certamente será dissuasora do vandalismo sobre a construção, mantendo a acessibilidade ao espaço - evitando a necessidade de ser um espaço fisicamente vedado. A facilidade de acesso quer por via dos transportes públicos (metro e carris) quer pela facilidade do acesso automóvel é também uma mais valia.
Esperamos que um equipamento desta qualidade e dimensão possa ser de utilização geral e que à sua volta possam ser criadas sinergias e desenvolvidas parcerias em torno da formação desportiva e das práticas ao ar livre, nomeadamente no âmbito do desporto escolar.
Para efeitos de participação no Orçamento Participativo da CML, este projecto enquadra-se na área temática da Educação, Juventude e Desporto
Local
Largo D. João, Príncipe de Cândia - Telheiras
Documentos