Propostas

#87
Alvalade, Benfica, São Domingos de Benfica, Carnide, Lumiar
Mobilidade inteligente e sustentável
Eduardo Santos
20/08/23

Sair na Segunda, Circular Devagar

Descrição

A proposta consiste em instalar patamares sobrelevados, como obstáculos para reduzir a velocidade dos veículos automóveis e motociclos à saída da via da Segunda circular, preferencialmente saídas que ligam a ruas em zonas de habitação, onde circulam peões. Não se aplica a saídas para outras vias de igual limite de velocidade ou onde não circulam peões (p.e. ligação à Av Lusiada). O modelo de obstáculo deve ter um patamar sobrelevado, em alcatrão, com desnível acentuado, e com comprimento superior ao de um veículo médio (o veiculo deve ficar com os 2 eixos em cima do patamar elevado). Não são aplicáveis lombas estreitas ou em borracha (em que o veículo apenas fica com 1 eixo no patamar de cada vez). Para garantir tecnicamente que não existe ruído significativo de passagem do trafego (fator crítico de sucesso junto de residentes na vizinhança dos locais) e que é efetiva a correção da velocidade pelo condutor. Tem como objetivos: - garantir a redução da velocidade de circulação do trafego na transição da via de elevada velocidade Segunda circular (limite de 80 km/h) para ruas onde desaguam as saídas, nomeadamente em zonas de habitação de limite 50 km/h (ou menos) onde circulam peões - por essa via, reduzir o consumo de combustível e emissões de gases de escape do trafego automovel nas zonas habitacionais - compatibilizar o trafego automóvel em zonas habitacionais, com os outros modos de transporte suave, cada vez mais usados nas vias como bicicletas, trotinetes, etc. - aumentar a segurança dos peões, em especial no atravessamento de passadeiras, através de reduzir a distância de travagem dos veículos - contribuir para uma mobilidade cada vez mais sustentável na cidade de Lisboa, pela redução dos impactes ambientais e pela melhoria da perceção e conforto dos peões na utilização do espaço público destinado ao tráfego Oportunidade de criar memória "de hábito" em todos os utilizadores da Segunda circular, para reduzir velocidade na transição nas saídas (ou em todas).

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Resultado da Avaliação Técnica

Proposta Rejeitada