D. Fradique
Descrição
Na recém criada freguesia de Santa Maria Maior, entre mais de quarenta edifícios e obras considerados monumentos nacionais ou imóveis de intereresse público, destacase o pátio de Dom Fradique.
Associado desde sempre ao Palácio Belmonte, àquele que constitui o palácio mais antigo da cidade da Lisboa, o pátio (considerado Imóvel de Interesse Público) é referenciado numa selecção que incluí monumentos tais como o Teatro São Carlos, o Elevador de Santa Justa, ou até mesmo as Ruínas da Igreja do Carmo, mas salta à vista pelo adiantado estado de degradação.
Igualmente surpreendente é o facto do pátio constituir o acesso pelo lado Nascente àquele que é o monumento mais visitado da cidade de Lisboa, o Castelo de S. Jorge...
Menos surpreendente é constatarmos que o pátio de Dom Fradique é um lugar com História. Por ali passava a Cerca Moura, onde fechava com os muros da Alcáçova. Ainda hoje a comunicação do pátio de cima para a parte de baixo fazse pelo arco que seria a porta primitiva da Cerca. Já em 1290, o pátio conheceu a fundação da primeira Universidade de Lisboa, a mando do Rei D. Dinis. E do que resta do conjunto habitacional outrora ali edificado, sabese que a argamassa das paredes contém conchas de bivalves do Tejo...
Não é, certamente, por acaso, que o pátio de Dom Fradique é alvo constante de estudo por parte de tantos alunos de urbanística e arquitectura. É que o estado em que se encontra não deixa indiferente quem dele toma conhecimento e sentese a urgência de querer fazer alguma coisa.
D. Fradique é um projecto audiovisual, uma longametragem que se propõe construir uma fábula urbana sobre este pátio esquecido do centro histórico de Lisboa, combinando uma abordagem continuamente documental com situações ficcionadas. Pretendese dar a conhecer a situação actual em que se encontra o pátio e trazer à luz do dia a sua memória histórica enquanto lugar de referência no passado da cidade de Lisboa, desconhecida da maioria das pessoas.
Mas o objectivo maior do projecto D. Fradique é promover um ponto de partida para um debate honesto, informado e interessado sobre a situação presente e futura deste espaço numa perspectiva urbanística e de requalificação urbana, envolvendo a Câmara Municipal de Lisboa, as instituições e associações locais, e as próprias pessoas. Pretendese que o projecto seja o ponto de partida para chegar a propostas concretas de requalificação do pátio. Em prol da preservação da memória histórica e em benefício de todos aqueles que participam do quotidiano do pátio de Dom Fradique lisboetas e turistas.
Distribuição
Logo que terminado, o filme irá ser apresentado junto do circuito de festivais nacionais e internacionais de cinema onde a realizadora tem já um percurso de sucesso com alguns prémios muito relevantes (ver curriculum vitae em anexo).
Estreado o filme num dos festivais nacionais mais importantes ? DocLisboa ou IndieLisboa ? permitindo obter circulação de informação na comunicação social e notoriedade junto do público em geral, partirseá para a organização de um conjunto de apresentaçõesdebate em parceria com associações e organizações não governamentais (do distrito de Lisboa) envolvidas ou não directamente na questão da requalificação urbana, mas sobretudo interessadas em traçar um destino com dignidade para o pátio de Dom Fradique. Estas projecções, abertas ao público em geral, com o intuito de envolver a comunidade, contarão com a presença da realizadora e serão seguidas de debates com personalidades convidadas da área do cinema, do urbanismo, da arquitectura, do património e da história...
Para a comunicação deste conjunto de apresentaçõesdebate, irá implementarse, em conjunto com os parceiros envolvidos, um forte dispositivo de promoção composto por cartazes, MUPIS e postais. As redes sociais também estarão contempladas, através da criação de uma página específica do projecto, dinâmica e actualizada regularmente com conteúdo pertinente sobre a problemática, que será partilhada e divulgada com a ajuda dos parceiros, permitindo chegar cada vez a mais e mais pessoas.
Antes da primeira projecção integrada no ciclo de debates, será realizada uma sessão de anteestreia, em formato de conferência de imprensa, para a qual serão convidados todos os meios de comunicação social e todos aqueles que possam agir como agentes influenciadores na resolução do problema. Para este contacto será preparado um press kit impactante que incluirá um trailer de apresentação do filme.
Não se exclui o envolvimento da RTP para uma posterior exibição do filme, da mesma forma que está contemplada a edição de uma caixa dvd com um conjunto de filmes da autoria de novos (e menos novos) realizadores, apresentando diferentes olhares e problemáticas sobre a cidade de Lisboa.
Completado o ciclo de projecções planeado, serão publicadas nas redes sociais as soluções encontradas (e que reuniram maior consenso) para o futuro do pátio. Uma ou algumas dessas soluções serão apresentadas por um dos parceiros locais do projecto num próximo orçamento participativo ? é esse o objectivo último deste projecto.
Não se pretende tratar a problemática do pátio de Dom Fradique apenas pelo lado da tomada de consciência e sensibilização, mas, sim, ajudar a produzir soluções criativas, concretas e viáveis que assegurem um futuro mais radioso para o pátio de Dom Fradique e para a própria imagem do centro histórico de Lisboa.
Local
Pátio de Dom Fradique