Propostas

#228
Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
Gonçalo Peres
20/08/23

Domingos de manhã das Pessoas

Descrição

Introdução: Permitir às pessoas de todas as idades desfrutar e experimentar a cidade de Lisboa sem os inconvenientes do tráfego motorizado, durante algumas horas ao Domingo. A pé, de bicicleta, de skate, patins ou trotinete, em família, ou com amigos, dos recém nascidos aos séniores. Objetivo: Despertar nas pessoas as vantagens duma cidade com menos poluição, menos ruído, menos insegurança rodoviária, mais amiga das pessoas, mais dinâmica e inclusiva. Convidar as pessoas, duma forma segura, a mudarem a perspectiva de como vivem a sua cidade, a um ritmo mais compatível com a condição humana, potenciando novas oportunidades e novos paradigmas, que vão ao encontro das cidades sustentáveis do futuro. Também se pretende que com esta iniciativa as pessoas desenvolvam sentimentos de pertença à comunidade e passem a gostar e cuidar mais da sua cidade. É ainda uma oportunidade para fomentar a importância do comércio local. Metodologia: Todos os Domingos, entre as 07:00 e as 14:00, condicionar o trânsito motorizado no eixo viário (incluindo laterais) das seguintes vias: Av. Campo Grande, Av. da República, Av. Fontes Pereira de Melo, Av. da Liberdade, Restauradores, Praça D. Pedro IV, R. Áurea, R. Sapateiros, Praça do Comércio, R. Prata, Praça Figueira. Possivelmente, incluir Av. Almirante Reis, Av. João XXI, Av. Roma, Av. Igreja. Ao longo do percurso podem haver outras iniciativas complementares nas áreas da educação, desporto, . Outras considerações: não se trata de nenhuma ideia nova, mas já tendo experimentado esta realidade em duas outras cidades (Bogotá e Quito), fiquei tremendamente impressionado com uma série de efeitos colaterais positivos de ordem social, económica, cultural e de saúde.

Local

Eixo viário do Campo Grande até à Praça do Comércio

Resultado da Avaliação Técnica

Proposta Aprovada

A proposta uma vez aceite, deu origem ao projeto que apresentamos abaixo. Quaisquer mudanças em relação à proposta original foram trabalhadas junto do preponente e com as entidades competentes.

OP 2015 #79
11 votos
150.000€
Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes