Trânsito e Mobilidade
Descrição
Muito bom dia.
Sendo funcionária desta casa á 32 anos e também sendo desta cidade, onde nasci, do qual é a minha terra, dando oportunidades á população em geral. As diversas opniões, para a resolução de vários problemas, no meu ver, um desses problemas é a mobilidade de trânsito, que circula nesta cidade, nas horas de ponta, e durante o dia, constantemente nada é feito para reduzir o tráfego e a camada de ozono para atmosfera, cada vez é maior.
Um dos locais, que poderia evitar-se, e tem espaço suficiente para a execução de uma das obras e porventura, já tinha-se falado alguns anos atrás de um viaduto na Praça de Espanha, como a obra do Marquês Pombal.
A solução deste problema é de facto o viaduto, em todos os sentidos. Como exemplo: Quem quer ir para a Ponte 25 de Abril, esteja próximo da Praça de Espanha, mesmo a qualquer hora, este local está sempre interdito de veículos próprios. A estrutura do local acima referido, não perde a beleza existente, pelo contrário, vai ganhar outra forma mais moderna e eficaz de circulação das vias e chegar a vários pontos como: IPO-Hospital Oncologia. Quem vem da Av. de Berna, pode ir diretamente para Alcântara e quem vai para a Ponte, vindo da 2ª circular, entrada para a Av. dos Combatentes, entrava no viaduto. Quem vêm da Av. Augusto Aguiar, também poderia ou não entrar no viaduto, dependendo das entradas existentes, que o viaduto poderia ter de acesso de circulação de diversas direções, evitava-se o tráfego nesta zona, uma vez que existe um Hospital, e muita das vezes as ambulâncias tem dificuldade de passar, por haver demasiado tráfego na zona e por vezes os condutores, não respeitam o código da estrada, e também têm essa mesma dificuldade.
Mais ainda, os veículos que vem da Av. António Augusto Aguiar e da Av. de Berna, ao contornarem a rotunda, ficam depois do semáforo abrir para verde, e os veículos que passam ficam na raia amarela e não deixam passar os veículos da Av. dos Combatentes, mesmo estando ou não agentes da PSP, não é solução do problema, porque existindo muitos veículos, além dos transportes públicos, que são os mais prejudicados com estes problemas, a confusão continua, e os semáforos, que estejam abertos ou não, a confusão é total.
Resumindo e Concluindo, o Viaduto na Praça de Espanha é a melhor solução, para todos estes problemas, sendo este local, um terreno longe do rio e poderá ser vantajoso para a cidade, não tenho duvidas disso, tem imenso espaço. Mesmo a obra sendo dispendiosa hoje, mas ontem poderia ter sido feita, se não houvesse interesses comuns e políticos.
Além demais, as pessoas que andam de carro, nunca vão prescindir, do seu veículo próprio, para andar de transportes públicos, como eu que ando desde que a minha mãe estava gravida de mim, tempos estes os transportes públicos, eram piores.
Com os melhores cumprimentos.
Isabel Neves