AGÊNCIA DE IDEIAS
Descrição
AGÊNCIA DE IDEIAS
para a Reforma
O aumento da longevidade reflecte uma conquista do desenvolvimento científico, económico, político e social dos nossos dias, mas vem, simultaneamente, colocar desafios sem precedentes à nossa sociedade, que lida em permanência com a necessidade e obrigação de criar ambientes solidários e inclusivos para os “mais crescidos”.
Em particular, a entrada no mundo da reforma abre uma porta para a vulnerabilidade social, física e psicológica. É uma viagem a um mundo novo e, infelizmente, nem sempre “admirável”.
Quando viajo para um país novo, preciso de me preparar para o desconhecido. Procuro informação, conselhos e ajuda de pessoas e agências especializadas para o efeito que, em permanente diálogo, me ajudam a construir um programa à minha medida.
O projecto de inovação social que aqui se apresenta, tem como principal objectivo criar uma Agência de Ideias para a entrada nesse novo mundo, o mundo da reforma.
Estas agências poderão funcionar com o apoio das autarquias e com a participação de pessoas qualificadas para o efeito que poderão ajudar os reformados a criar uma agenda de actividades, desde a participação em cursos da Universidade Sénior, cursos de teatro, actividades desportivas ao ar livre ou em ginásios, concertos gratuitos ou outras actividades culturais promovidas pela região, até à participação em actividades locais como o cultivo de produtos biológicos, etc.
Para além deste serviço de aconselhamento directo, estas agências irão criar uma Bolsa de Conhecimentos Adquiridos que serão colocados ao serviços dos mais jovens, como forma de fortalecer as relações intergeracionais. A criação desta bolsa tem como objectivo promover a partilha de experiências e conhecimentos entre as gerações, enriquecendo a memória de um património cultural que seria transmitido oralmente, permitindo aos seniores a oportunidade de continuar a contribuir activamente para o desenvolvimento das comunidades em que vivem.
Ao promover a valorização dos conhecimentos adquiridos ao longo da vida, gerando auto-confiança e fortalecimento emocional, promove-se, em simultâneo, a transmissão de um património cultural e de conhecimentos às gerações mais novas, em ambiente escolar, gerando um fortalecimento das relações intergeracionais.
Para tal seria necessário desenvolver parcerias com as escolas para, por exemplo, a criação do “Dia da Experiência X ou da Profissão X”, em que os seniores seriam convidados a ir às escolas falar sobre as suas vivências, por exemplo, como emigrantes, como viajantes e conhecedores de diferentes países, voluntários numa determinada área, profissionais de uma determinada área (médicos, músicos, deputados, cientistas, etc.) .
Mais do que promover a inclusão das pessoas reformadas na sociedade activa, este projecto tem como fim superior valorizar estas pessoas pessoal e emocionalmente e promover o respeito mútuo entre gerações.