Propostas

#162
Avenidas Novas, Arroios, Campolide, Lumiar, Marvila, Parque das Nações, Olivais, Alvalade
Redução da poluição e preservação / recuperação do ecossistema e da biodiversidade
Charles Cabell IV
20/08/23

Bosques Autóctones

Descrição

Em Portugal, as alterações climáticas e o uso da terra estão a degradar a nossa paisagem natural. Em Lisboa, estamos a assistir ao calor escaldante do Verão que está a afectar os nossos cidadãos humanos e, igualmente provável, os animais, insectos e plantas também estão a sofrer. A nossa proposta é a de plantar uma floresta urbana. Propomos um estilo de plantação diferente do que é tipicamente feito. Não queremos plantar algumas espécies de árvores individuais mas sim uma pequena floresta completa. Vamos utilizar 25-35 espécies de arbustos e árvores nativas ao longo de 4 estratos que crescem a várias alturas. Através da preparação do solo e da competição de recursos crescerão mais rapidamente do que as árvores plantadas individualmente. Se comparado com o crescimento natural a partir de terrenos vazios, o nosso método evoluirá para uma floresta madura 10x mais rapidamente. Estas florestas, por metro quadrado, são 30x mais densas, filtram mais CO2 e armazenam mais carbono. São 100% naturais e 100% orgânicas. Após 2 ou 3 anos, estas florestas não necessitam de irrigação ou gestão. A saúde do solo aumenta à medida que se acumulam mais folhas e resíduos lenhosos. A água da chuva é então absorvida pelo solo e é protegida da evaporação. Durante os meses de Verão, esta humidade e temperatura mais baixa, proporciona um refúgio para os animais viverem e não serem stressados pelo calor extremo a que estamos a assistir. A variedade de plantas e a densidade atrairá uma maior biodiversidade de animais e insectos. Com base no interesse demonstrado pelo enorme número de voluntários que apareceram no Outono de 2019 para a plantação de árvores organizada pela CML ao abrigo do programa EU Life Lungs, acreditamos que a parceria com os residentes e uma escola local durante a plantação e manutenção precoce, podemos criar uma oportunidade de aprendizagem, uma área para os residentes se socializarem e uma forma de os cidadãos entrarem em contacto com a natureza.

Local

Av. Praia da Vitória 6B, 1000-155 Lisboa, Portugal

Localização

Documentos

Documento
3.82 Mb

Resultado da Avaliação Técnica

Proposta Aprovada

A proposta uma vez aceite, deu origem ao projeto que apresentamos abaixo. Quaisquer mudanças em relação à proposta original foram trabalhadas junto do preponente e com as entidades competentes.

OP 2021 #47
480 votos
Campo de Ourique, Campolide, São Domingos de Benfica, Misericórdia, Santa Maria Maior, São Vicente, Beato, Penha de França, Parque das Nações, Olivais, Marvila, Alvalade, Carnide, Lumiar, Santa Clara
75.000€
Redução da poluição e preservação / recuperação do ecossistema e da biodiversidade