rEVOLution Projeto de Desenvolvimento Gastronómico e Cultural para a Praça do Império
Descrição
Se Lisboa é, hoje e segundo a City Guides, a ?quarta cidade mais bonita do Mundo? (1), prevêse que essa avaliação a coloque em primeiro lugar na próxima década (2). Sendo a zona que se pretende enriquecer com esta intervenção uma das mais visitadas de Lisboa ? por turistas estrangeiros e nacionais ?, cremos que a instalação do Projecto de Desenvolvimento Gastronómico e Cultural para a Praça do Império assume ainda mais importância.
O Projecto rEVOLution propõese dinamizar, em conjunto com instituições gastronómicas e culturais (3), a zona dos jardins de Belém com a instalação de Quiosques semelhantes aos que já existem nas zonas da Avenida da Liberdade, Martim Moniz e Jardim da Parada.
A instalação dessas unidades na Praça do Império, porém, revestese de características distintas. Funcionaria em ?rede? e, aproveitando a forte componente turística, dinamizaria uma zona de simples contemplação, transformandoa num espaço de interacção ? com acções gastronómicas e culturais (música, teatro e outras manifestações artísticas ao vivo).
Cada Quiosque rEVOLution reflectiria uma cidade de reconhecimento turístico internacional ? como Havana, Veneza, Nova Iorque, Paris, Londres, Rio de Janeiro, Buenos Aires, New Orleans, etc. ? e teria associados os seus principais símbolos gastronómicos e culturais ? música e arte, entre outras manifestações.
Tomemos como exemplo o Quiosque New Orleans (4). Teria elementos decorativos locais, serviria gastronomia típica ? como Beignet (5), Café ao Lait (6), Po?boy (7), Jambalaya (8), etc. ? e teria música ambiente característica ? sendo o jazz (9) em todas suas vertentes a mais reconhecida.
Além dos princípios nativos de cada Quiosque ? a motivarem acções particulares ?, o Projecto rEVOLution organizaria acções de conjunto. Assinalarseia a chegada da Primavera, por exemplo, e outras ocasiões sempre de carácter universal não ideológico. Esses acontecimentos seriam abordados com manifestações de celebração por períodos de alguns dias (máximo uma semana).
Local
Praça do Império e/ou adjacentes