Ajuda de Berço projeto AB+
Descrição
Breve Descritivo:
A presente proposto solicita apoio para o investimento em equipamentos a realizar com a implementação do projeto AB+ (Ajuda de Berço mais), que se estima venham a ter um custo total de cerca de 350.000?.
O Projeto designado por AB+ consiste na criação de uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Longa Duração e Manutenção, com 16 camas destinadas a bebés, crianças e jovens com problemas de deficiência e que, por algum motivo, estejam ou venham a estar afastados da sua família de origem e a cargo da Ajuda de Berço.
Para equipar esta UCCI serão necessários diversos equipamentos e mobiliário. Assim, para além do mobiliário usual neste tipo de instalações, o equipamento necessário será composto por camas articuladas, algumas das quais equipadas com berços próprios e monitores acoplados; bem como por alguns dispositivos médicos específicos, como sejam: aparelhos de oxigénio; equipamento de aerossóis; sondas; colchões de pressão alterna; diversos monitores com ECG; desfibrilhadores; equipamento de fisioterapia; etc.
Em termos sintéticos, estimase que o projeto envolva os seguintes grandes números:
Grandes Números do Projeto Ajuda de Berço + (AB+)
Rubricas AB+
Infraestruturas
Área Prevista (m2) 300
Camas/Crianças 16
Custo (?) 300.000
Equipamentos 350.000
Valor Total (?) 650.000
O Projeto AB+ em termos isolados deverá vir a criar cerca de 34 postos de trabalho, prevendose uma ocupação equivalente a 26 pessoas a tempo integral, distribuído entre 2 cargos dirigentes; 22 cargos de pessoal médico e da saúde; e 10 cargos a nível de Serviços Gerais e Administrativos. A estes postos de trabalho devem somarse os postos de trabalho já gerados na atividade corrente da Ajuda de Berço.
Em termos de localização, encontramse atualmente em análise várias possibilidades, que passam por uma das seguintes alternativas: a construção de raiz, em terreno a definir na cidade de Lisboa, das instalações necessárias para este projeto; ou a remodelação de um edifício entre várias possibilidades existentes, para a finalidade pretendida. Numa ou noutra situação estimase que os custos de construção não ultrapassem o valor indicado no quadro de investimento acima apresentado.
Pequeno Historial
A Associação Ajuda de Berço, fundada em Lisboa a 12 de Março de 1998, é uma IPSS ? Instituição Particular de Solidariedade Social que tem como Missão testemunhar o respeito pela Vida Humana, e o Acolhimento de crianças abandonadas ou em situação de risco, desde que nascem até aos 3 anos de idade. O principal objetivo da Ajuda de Berço é procurar responder com eficácia, segurança e afetividade à situação de desamparo em que se pode encontrar uma criança, dando abrigo, colo e todos os cuidados necessários aos pequeninos que lhe são confiados.
Com atividade assente num ideário de inspiração católicocristã, cada criança é considerada uma dádiva de Deus à sua família e ao mundo em geral, sendo por isso respeitada enquanto pessoa humana e tratada com carinho e amor, para que sinta na Ajuda de Berço o lar que ainda não conseguiu ter.
A primeira criança deu entrada formal na Ajuda de Berço em Fevereiro de 1999. Em cerca de 14 anos de atividade efetiva, a Ajuda de Berço já acolheu mais de 250 crianças, tendo a sua quase totalidade encontrado um projeto de vida, grande parte das quais na família de origem, e muitas outras adotadas. Presentemente, cerca de 40 crianças estão a viver nas duas casas da Ajuda de Berço ? na Av. de Ceuta e em Monsanto ? desde recémnascidos até aos 8 anos de idade
Nos processos de educação que acompanham geralmente o acolhimento das crianças da Ajuda de Berço, para além de se procurar proporcionar novos conhecimentos, procurase também transmitirlhes valores essenciais como o amor, o respeito, a liberdade, a verdade e responsabilidade.
Quando uma criança entra na Ajuda de Berço, tudo se orienta para que ela encontre um projeto de vida definido no qual seja respeitada a sua dignidade, enquanto pessoa humana.
O projeto AB+ que agora é proposto no âmbito do Orçamento Participativo da CML visa, em primeiro lugar, a construção de um espaço adequado ? do tipo Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração e Manutenção ? destinado a crianças, onde se espera que estas possam encontrar todos os cuidados que necessitam para o seu bemestar, nomeadamente promovendo uma resposta mais adequada às suas necessidades em termos de acompanhamento clínico permanente. Este projeto inserese claramente no desenvolvimento da atividade que a Ajuda de Berço tem vindo a exercer, procurando em primeira instância dar resposta a uma necessidade concreta de promover este projeto de vida para um conjunto de cerca de seis crianças que se encontram atualmente na Ajuda de Berço e que, pelo facto de serem portadoras de algum tipo de deficiência, não tem sido possível a concretização do projeto de vida inicialmente idealizado.
As crianças com deficiência exigem cuidados diferenciados e condições de instalações físicas próprias. Assim, e acreditando que esta necessidade sentida abrange, infelizmente, muitas outras crianças com problemas de deficiência da região de Lisboa, o desenvolvimento do projeto designado por AB+ surge em primeira instância desta necessidade concreta de resposta a estas situações.
No espírito e sob o ideário característico da Ajuda de Berço, o projeto procurará ir mais além, no sentido de promover um verdadeiro acolhimento para estas crianças, providenciandolhe as condições de afeto essenciais para o seu bemestar físico e psíquico, ajudandoas a sentiremse verdadeiras pessoas humanas, e onde possam disfrutar do amor e carinho do corpo de profissionais que desde sempre têm colaborado com a nossa instituição, e que são geridos sob os mais exigentes padrões e valores éticos e humanos.
Finalmente importa salientar que este projeto se integra numa ação de expansão e consolidação das atividades gerais da Ajuda de Berço, que passa também pela transferência das atuais instalações da Av. de Ceuta, onde se encontram cerca de 20 bebés (até um ano de idade), para instalações conjuntas com a AB+, visando proporcionar um espaço mais saudável para a manutenção destas crianças e o seu desenvolvimento mais feliz e harmonioso.
Grandes Números
No total dos dois projetos (AB+ e Ajuda de Berço Ceuta) estimase a ocupação de um espaço de cerca de 900m2, o que implicará um investimento conjunto na ordem dos 1.300.000?, repartidos entre a AB+ e a AB Av. de Ceuta, e entre infraestruturas a construir (ou remodelar) e equipamentos a adquirir, que deverão proporcionar a melhoria substancial das condições de vida a cerca de 36 bébés, crianças e jovens, muitos dos quais com problemas de deficiência.
Em termos de repartição mais detalhada do investimento, a mesma deverá ocorrer conforme abaixo descrito:
Rubricas AB+ (*) AB Ceuta Total
Infraestruturas
Área Prevista (m2) 300 600 900
Camas/Crianças 16 20 36
Custo (?) 300.000 600.000 900.000
Equipamentos 350.000 50.000 400.000
Valor Total (?) 650.000 700.000 1.300.000
(*) Projeto para o qual é solicitado apoio para os investimentos em equipamentos, no âmbito do Orçamento Participativo