Propostas

#160
Lumiar, Olivais
Mobilidade inteligente e sustentável
Sérgio Branco
20/08/23

Lisboa cidade inclusa para os trabalhadores

Descrição

Proposta de alteração do percurso da carreira 798. Os cerca de 300 trabalhadores e utilizadores diários do terminal de cargas do aeroporto internacional de Lisboa estão excluídos do uso de transporte público, porque a paragem mais próxima dista de 1km. Acresce, que para além de se encontrar à distância indicada é numa zona descampada (até do abrigo de paragem de autocarro) e pouco frequentada. Os trabalhadores que ainda assim persistem em ir de transporte público sofrem: - no inverno as intempéries próprias da estação chegando, em dias de chuva, completamente encharcados para o início de um dia de trabalho e; - no verão, quando os horários coincidem com os períodos em que o Sol se encontra mais forte, ensopados em transpiração. Para além de se exporem a roubos. Pelas razões apresentadas a grande generalidade opta por se deslocar em veículo próprio para o trabalho estando quase sempre os parques lotados, como facilmente podem constatar até através da foto do google maps. A alteração de percurso já foi solicitada à Carris, que declinou, alegando degradação do serviço, autocarros que circulam vazios, mas acho eu por factores económicos. A alteração em pouco ou nada iria alterar o tempo de viagem nem fazer pesar no consumo dos autocarros, já que se trata de uma alteração do percurso em 1000m e num local sem semáforos e com pouco trânsito. O percurso proposto seria, quando o autocarro circula no sentido: -Campo Grande - Galinheiras, a seguir à paragem da Av. Helena Vieira da Silva, e logo que entra na Av. Eixo Central, aos semáforos, voltaria à direita, e na rotunda desceria em direção à rotunda de acesso ao terminal de cargas. Na rotunda, bastante espaçosa, seria colocado um abrigo para proteção das pessoas e seria a paragem. depois seguiria em sentido inverso e entraria de novo na Av. Eixo Central em direção às galinheiras. - no sentido inverso, na entrada na Av. Eixo Central seria necessário colocar um sinal de permissão aos transporte públicos voltarem à esquerda.

Documentos

Documento
3.63 Mb

Resultado da Avaliação Técnica

Proposta Rejeitada