Um Estudante, Dez Sorrisos Programa de Atribuição de Bolsas de Estudo no Ensino Superior em troca de Apoio Social a Idosos

Descrição

1. Ideia Um Estudante, Dez Sorrisos consiste num Programa de atribuição de Bolsas de Estudo a estudantes do Ensino Superior em troca de Apoio Social a Idosos, isto é, em troca do financiamento para a continuação dos estudos, o estudante deverá prestar apoio a idosos em situação de Apoio Domiciliário ao longo do ano lectivo. 2. Objectivos ? combate ao abandono do Ensino Superior por motivos financeiros ? reforço ao combate da exclusão social dos idosos ? promoção da intergeracionalidade 3. Contexto Os números são incontestáveis e Portugal, que tem passado por tão grandes dificuldades nos últimos anos, apresenta cada vez maiores números no que diz respeito à desistência do Ensino Superior por motivos de incapacidade financeira, havendo no entanto todos os anos um vasto número de candidaturas a Bolsas de Estudo rejeitadas. Ao mesmo tempo dados estatísticos demonstram que praticamente 1/4 da população na região de Lisboa tem mais de 65 anos e os meios de comunicação social transmitem que cerca de 85 mil idosos vivem sozinhos na região de Lisboa, muitos deles em habitações degradadas e/ou sem condições básicas sanitárias e de sobrevivência. Num país em que a taxa de desemprego cresce de forma assustadora, parece fulcral a aposta na qualificação e especialização da população mais jovem, sendo que essa qualificação pode passar, para além do aprofundamento de conhecimentos que podem ser adquiridos numa instituição pública de Ensino Superior, pela fomentação de bons valores nas novas gerações, que pode ser incitada com um simples programa de interacção entre jovens estudantes e a população idosa. Se cada estudante prestar apoio a nove idosos, dez sorrisos brilharão. Refirase ainda que, na Agenda de Lisboa e na Agenda 2020, a Comissão Europeia recomendou vivamente a adopção de políticas de activação como emersão da crise. Sendo 2012 o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre as Gerações , parece coerente a integração deste projecto no âmbito das Políticas Sociais de Activação, em que os jovens, em troca de uma prestação pecuniária, contribuem para o bemestar social, através da cooperação com os idosos, promovendo essa solidariedade entre gerações. 4. Amostra Outros projectos com bases semelhantes, porém com outras vertentes, na maioria dos casos, têm vindo a ser implantados noutras zonas do país com uma boa percentagem de sucesso. Todavia, não existe ainda nenhum projecto com este escopo à escala nacional. Como programateste, dadas as diferentes componentes envolvidas, pretendese que a aplicação deste programa se cinja também unicamente à população idosa do concelho de Lisboa que apresenta o maior número de população envelhecida do país, não tendo nunca havido acções deste tipo na região , mais concretamente aquela que recorre actualmente ao Serviço de Apoio Domiciliário prestado pela Santa Casa da Misericórdia, e aos candidatos a Bolsas de Estudo do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, o qual oferece educacionalmente uma licenciatura em Serviços Sociais. A amostra deve estar ainda limitada a estudantes menores de 23 anos e candidatos ao 1º grau do Ensino Superior. 5. Vantagens A intergeracionalidade pode conduzir a um vasto leque de benefícios não só para os idosos, como para os jovens e para toda uma sociedade. Uma continuidade do processo permite a criação de relações afectivas, representando, juntamente com o contacto social, uma influência positiva no bemestar dos indivíduos. A solidão e o isolamento aumentam o risco de problemas de saúde, por exemplo depressões, servindo a intergeracionalidade de estímulo cognitivo, tendo já alguns estudos demonstrado proveitos ao nível do desenvolvimento da autoestima e da melhoria das capacidades psicossociais dos idosos. Investigações conjuntas determinaram também aumentos significativos da capacidade empática dos jovens, bem como melhoria nos relacionamentos sociais e diminuição de preconceitos em situações não esporádicas de contacto com idosos. Num diaadia em que cada vez mais jovens e adultos cuidam de crianças e idosos, simultaneamente, é pois fulcral a promoção desta interligação, podendo facilitar o processo de adaptação, promovendo uma maior aceitação se tal realidade for encarada naturalmente e vista como normal e positiva. A aplicação do projecto a estudantes vem ainda realçar a importância do acolhimento deste conceito num ambiente onde se formam cidadãos, podendo não afectar apenas cada estudante individualmente, mas também a sociedade no seu conjunto. Além disso, a hipótese de, no fim do dia, poderem partilhar as experiencias que tiveram com familiares e/ou amigos, de todas as idades, pode ser um grande passo para alterar a mentalidade fechada e discriminatória da sociedade actual, potencializando uma verdadeira educação comunitária. De importante relevância é ainda o investimento na qualificação e aposta nas novas gerações, permitindolhes a continuação dos estudos superiores que se revelam cada vez mais essenciais, não só à escala europeia, como à escala mundial. 6. Custos Foi pensada a atribuição de 10 bolsas de estudo, incorporando o montante das propinas e um complemento para transportes, dada a necessidade de deslocação para prestar apoio domiciliário. Atendendo ao valor de propinas do ISCSP de 2012 (999,71?) e ao valor do passe CARRIS Urbano sub23 (21,75?), considerado mais adequado para a mobilidade dentro do concelho de Lisboa, multiplicando o valor do passe social por 9 meses e acrescentando um montante de 3,50? para a aquisição do cartão Lisboa Viva, estimouse um valor anual por bolsa de 1198,96?. Num total de dez alunos, sem contar com custos administrativos, o total dos custos para a Câmara Municipal de Lisboa seria de 11.989,60?. 7. Finalidade Para além da concretização dos 3 objectivos mencionados em 2., pretendese que o programa venha a mostrar a solidez necessária de modo a poder ser aplicado noutras instituições de Ensino Superior públicas, noutras zonas geográficas e noutras áreas de estudos, construindo uma sociedade para todas as idades e demonstrando os benefícios e a eficácia da activação das políticas sociais. 8. Notas Em anexo submeto proposta de Regulamento Municipal, descrevendo o ciclo do processo em que intervêm a Câmara Municipal, a Santa Casa da Misericórdia e os estudantes. Terei todo o gosto em enviar também todo o estudo de investigação aplicada realizado na construção deste projecto, se a Câmara Municipal assim o entender. Este projecto já foi discutido com a Câmara Municipal de Lisboa, nomeadamente com a Dra. Elisabete Brito, assessora do Sr. Vereador da Educação Manuel Brito, e com a Santa Casa da Misericórdia, com a Dra. Filomena Gerardo, técnica do Gabinete de Monitorização e Apoio à Gestão da Acção Social.

Local

Não especificado

Resultado da Avaliação Técnica

Proposta Rejeitada