A estratégia do desenvolvimento durável e o objectivo da mobilidade sustentável exigem uma política pública de governo local que enquadre o reforço dos modos alternativos ao automóvel para se cumprir os objectivos e as metas do Protocolo de Kioto: menos emissões de CO2 e GEE, menos consumo e dependência energética de combustíveis fósseis, menos externalidades negativas para o colectivo, melhor ambiente do espaço urbano, maior rendimento disponível as pessoas e famílias e articulação com políticas de ocupação e usos do solo.
Para isso, Lisboa deve aceitar o desenvolvimento da rede de TP baseado na interoperabilidade ferroviária, através do modo ligeiro "Tram-Train" para conseguir transferências modais significativas do automóvel para o TC, optimizando as infraestruturas ferroviárias, diminuindo os transbordos e os tempos de viagem. Paralelamente a isso, e prosseguindo uma política multimodal de TP, deve afirmar também uma rede baseada na interoperabilidade rodoviária de BHLS. Com estas duas redes de TP, Lisboa acompanha o melhor das boas práticas em estratégias de sustentabilidade de ambiente urbano - ver COM(2006)314,Fevereiro e ver o Livro Branco de 28 Março de 2011.
Local
Lisboa
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